Você conhece a importância da BNCC e de outros documentos normativos?

29 de maio de 2023


A aprendizagem de crianças e jovens no Brasil tem sido marcada por diversos desafios. E um dos fatores que mais a comprometeu nos últimos tempos foi, claro, a pandemia desencadeada pela proliferação do novo coronavírus. Para se ter uma ideia, em 2021, 2,4 milhões de crianças (na faixa etária de 6 e 7) anos não sabiam ler e escrever. Nesse contexto, tudo o que puder   servir de guia para fins de otimização do processo de ensino-aprendizagem passou a ser mais imprescindível do que nunca. E é aí que a Base Nacional Comum Curricular, BNCC, entra, tais como outros documentos de caráter normativo na área da educação.

Com a viabilização do Novo Ensino Médio, o protagonismo dessas frentes também foi reforçado. Além da BNCC, existem as Diretrizes Curriculares Nacionais, os referenciais curriculares e o guia de implementação do Novo Ensino Médio.

Breve histórico da BNCC

A primeira versão do documento foi criada em 2015. Nele, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental passaram a ser contemplados em 2017. E o mesmo foi feito quanto ao Ensino Médio, em 2018.

Enorme importância

A ideia é que esses documentos sirvam de parâmetros para que as diversas redes de ensino (públicas e privadas) trabalhem os conteúdos (tendo por base a chamada “coerência educacional”) e possam adequá-los de acordo com as realidades de cada instituição.  

Mudanças geradas pela implementação do Novo Ensino Médio

Ampliação gradual da carga horária; desenvolvimento das competências gerais da educação básica; união entre a parte comum do currículo (Formação Geral Básica) e as partes flexíveis (compostas pelos itinerários formativos). Essas (e outras) mudanças vieram à tona no intuito de consolidar, na prática, essa reformulação no ensino.

Parceria com a Vortex Educação facilita o entendimento

Lidar com mudanças nunca é uma tarefa fácil. Ainda mais quando se leva em conta uma reestruturação educacional que deve se fazer presente em todos os níveis. Por isso, precisamos ressaltar: a Vortex Educação tem tudo para dinamizar esse processo de entendimento que, por sua vez, irá facilitar a prática das ações requeridas e, consequentemente, potencializar os resultados a serem buscados.

Através da assessoria pedagógica que oferecemos às nossas escolas parceiras, e do Programa de Formação Continuada (o de 2023 já está em curso!) educadores de todo país ficam sempre bem atualizados acerca das diretrizes expostas por tais documentos, bem como de tendências pedagógicas inovadoras e muito mais. Incrível, né?

Venha logo se juntar ao time das nossas escolas parceiras! Basta que você acesse o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Vamos, juntos, em prol de uma educação cada vez mais movida a resultados!