5 de junho de 2023
Conforme ilustrado no post anterior, uma educação digital que possa, de fato, ser considerada eficiente na escola engloba não apenas crianças e jovens, mas também os próprios educadores. Muitos deles ainda têm nítidas (e compreensíveis) dificuldades no trato com essas nuances da modernidade. Mas a boa notícia é que essas adversidades são plenamente superáveis.
Essa formação tecnológica pode ser feita através de cursos, workshops e palestras. E tudo isso pode ser viabilizado pela própria instituição de ensino como parte da formação continuada que é tão importante para os professores e, consequentemente, para as próprias escolas, que passam a ter ainda mais condições de oferecerem um ensino de qualidade.
Nesse sentido, a parceria com um sistema de ensino que vá ao encontro de tais demandas pode ser de grande valia para as instituições. Como exemplo disso podemos citar alguns dos produtos e serviços que a Vortex Educação oferece para as suas escolas parceiras. Primeiramente vale lembrar do Programa de Formação Continuada (o de 2023 já começou!) e, claro, da Plataforma Sagaz,ferramenta educacional que tem tudo para fazer total diferença no âmbito de atividades que tenham por foco a otimização da educação digital.
São muitas. Um professor que esteja bem por dentro do universo digital voltado para a educação tem muito mais condições de explorar adequadamente diversos métodos de ensino; consegue otimizar o tempo destinado a cada aula; possibilita aos seus alunos uma formação mais abrangente, de caráter multidisciplinar; tem mais ferramentas para que possa viabilizar aulas mais inovadoras, que motivem ainda mais não apenas quem as assiste, mas também a ele próprio, que a ministra. Ou seja, a educação digital tem tudo para tornar os educadores profissionais ainda mais qualificados, desenvolvendo nestes algumas habilidades que, inclusive, podem ser vivenciadas fora da sala de aula.
Uma rede wi-fi de qualidade; personalização do ensino; viabilização de uma estrutura de T.I que seja condizente com os objetivos da instituição nesse contexto; a busca de parcerias que auxiliem decisivamente no fortalecimento da cultura digital na escola; a própria capacitação dos professores; viabilização de metodologias ativas de aprendizagem. Tudo isso deve ser buscado no intuito de que haja a melhor estruturação do universo digital nas instituições de ensino.
E aí, curtiu? Os professores da sua escola estão devidamente habilitados para aproveitarem todas as possibilidades que o universo digital tem a oferecer em prol da educação?