25 de fevereiro de 2025
A educação financeira, quando introduzida na infância e na juventude, transcende a simples gestão de recursos, moldando indivíduos capazes de tomar decisões conscientes e responsáveis ao longo da vida. Ao compreenderem o valor do dinheiro, o planejamento orçamentário e a importância da poupança, para citar alguns exemplos, crianças e jovens desenvolvem habilidades essenciais para construir um futuro financeiro sólido, livre de dívidas e com maior potencial para a realização de sonhos.
“O aluno que estuda educação financeira aprende a ser mais protagonista, a ter independência financeira, a tomar decisões mais conscientes, além de aproveitar um grande auxílio no seu processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a educação financeira está muito ligada às outras disciplinas”, explica Francisca Carvalho, Coordenadora Pedagógica da Vortex Educação.
Conheça o “Projeto Money”!
Levando tudo isso em consideração, a Vortex deu vida ao “Projeto Money”, destinando-o para alunos do 3º ao 9º ano. Por meio dessa iniciativa, a educação financeira entra em pauta na vida dos jovens com muita simplicidade, dinamismo e eficiência, fazendo paralelos com situações próximas do dia a dia da maioria das pessoas. Além disso, os livros abordam a educação financeira de forma interdisciplinar e progressiva, relacionando o tema a diversas áreas do conhecimento, como Matemática, História, Geografia, Ciências e até Robótica.
O objetivo do “Projeto Money” é fazer com que os alunos consigam lidar com desafios financeiros de forma consciente e responsável, promovendo autonomia, cidadania, o desenvolvimento de aspectos socioemocionais, inovação e empreendedorismo. O aprendizado é consolidado com avaliações contínuas e um projeto final, por meio dos quais os jovens demonstram as habilidades que adquiriram ao longo do percurso.
Formatação diferenciada, lúdica
Vale ressaltar também que a maneira como os conteúdos são apresentados constitui outro diferencial muito importante oferecido pelo “Projeto Money”: “ele é pensado como se fosse uma narrativa de história em quadrinhos. No final de cada capítulo, a criança é convidada a entender qual foi a situação que aconteceu e de que forma aquilo vai ao encontro da educação financeira, fazendo com que ela tire o melhor proveito da situação apresentada”, detalha Gustavo Mascarenhas, Ilustrador da Vortex Educação.
Segundo ele, “nos livros que compõem o Projeto Money, o aluno vai conhecer personagens de diversas origens que têm diversos conhecimentos. Dessa forma, a criança pode se identificar com um, ou com outro, e assim aprender que cada um pode lhes proporcionar conhecimentos no âmbito da educação financeira”, finaliza.
Torne-se um parceiro da Vortex Educação!
Que tal você se tornar agora um parceiro da Vortex Educação e passar a oferecer soluções educacionais incríveis, a exemplo do “Projeto Money”, para os seus alunos? Acesse o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!