O ensino oferecido por sua escola é bem aproveitado por todos os seus alunos?

3 de março de 2023


Bem sabemos que as vivências em sala de aula são coletivas. Mas o nível de entendimento de cada estudante – acerca do que lhes é exposto – é individual. E é claro que essa variável merece toda atenção. Afinal, um ensino realmente eficiente coloca a todos no mesmo caminho, não deixa ninguém para trás.

Como lidar com essa variável?

Bem, viabilizar essa personalização no ensino não é tão difícil quanto parece. Há várias estratégias possíveis. Vamos a 3 delas:

Monitoria

Fora dos horários das aulas, é muito positivo que os estudantes possam desfrutar desse tipo de reforço. Todas as disciplinas são protagonistas. E assim as possíveis lacunas criadas nas aulas se vão de forma específica e intensiva mediante auxílios feitos por profissionais devidamente qualificados.

Maior utilização de recursos tecnológicos no ensino

Quanto mais atrativas as aulas se tornam, maior é o nível de entendimento dos alunos, mesmo no que tange aos assuntos mais complexos. E nada melhor do que a tecnologia para aumentar esse nível de atração. Um bom exemplo disso é a Plataforma Sagaz – recurso que a Vortex Educação oferece para as escolas parceiras. Por meio dessa ferramenta, o estudante conta com trilha de aprendizagem por disciplina; livros digitalizados; quizzes para serem respondidos em casa e também na sala de aula; curadoria de vídeos; monitoria com aquela pegada de fórum e relatórios de rendimento.

Viabilizar a personalização do ensino não é tão difícil como parece e é algo que sempre faz total diferença no processo de ensino-aprendizagem.
Viabilizar a personalização do ensino não é tão difícil como parece e é algo que sempre faz total diferença no processo de ensino-aprendizagem.

O professor, por sua vez, também conta com vários recursos incríveis, tais como: aba para formação continuada dos professores; capacitações do projeto de vida e dos itinerários formativos; banco com mais de 80 mil questões; aba para envio de arquivos para as turmas; ambiente de agenda e livro do professor digitalizado. Muito bom, né?

Sala de aula invertida

Essa é outra possibilidade muito interessante. Através dela, o aluno tem um contato prévio com todo conteúdo que será trabalhado em sala de aula. E então, na hora da aula propriamente dita, todas as dúvidas que foram geradas (em casa e/ou em sala) podem ser sanadas de forma ainda mais eficiente.

Vale ressaltar que essas são apenas algumas das estratégias possíveis nesse sentido (as principais).

Quais são os pontos positivos relacionados à personalização do ensino?

Em suma, maior nível de entendimento – por parte dos estudantes – no que se refere aos assuntos oferecidos. Otimização da relação entre os alunos e os professores. Otimização do processo de ensino-aprendizagem em si e muito mais. A personalização do ensino vai muito além de ser um recurso adicional em prol da melhor formação dos jovens. Ou seja, é algo essencial quando se visa a construção de um ensino de excelência.