27 de abril de 2023
Se amanhã de manhã for dia de prova na sua escola, com certeza hoje de noite será um momento bastante intenso (e, em muitos casos, “desesperado”) de estudos por parte dos estudantes envolvidos. Essa é a dinâmica que costuma ser vivenciada pela maioria dos jovens quando se tem as chamadas “avaliações tradicionais” em vista. E, embora elas tenham, sim, um papel importante a cumprir no contexto ditado pelo processo de ensino-aprendizagem, elas não devem ser os únicos recursos a desempenharem essa função no âmbito escolar.
Algumas ótimas vantagens são associadas à utilização de avaliações diversas numa instituição de ensino. Com o auxílio de tal variedade, é possível viabilizar um entendimento – de forma mais precisa – acerca do desenvolvimento de cada aluno em sala de aula, conhecer detalhadamente os pontos fortes (e aqueles pontos formativos que carecem de uma maior atenção) relacionados a cada estudante.
Logo, a partir da elaboração de diagnósticos mais completos, os professores podem viabilizar estratégias que têm tudo para potencializar aquilo que já é sólido (em termos de conhecimentos) nos jovens, bem como preencher possíveis lacunas que venham à tona.
Que tal se pensar no monitoramento do progresso diário dos alunos? Dessa forma, a avaliação do desempenho não ficará restrita a algumas notas, e, sim, à análise global da performance de cada um em sala de aula, com foco em parâmetros importantes como participação nas aulas, pontualidade e frequência.
Outra sugestão bem legal diz respeito ao auxílio da gamificação não apenas como uma forma inovadora de ensino, mas também de avaliação. Atividades que vão ao encontro dessa metodologia reforçam o engajamento dos alunos com relação àquilo que lhes é proposto e, assim, os resultados a serem avaliados tendem a ser muito mais promissores.
Além disso, apresentações, avaliação entre alunos, debates, autoavaliação, relatórios individuais, trabalhos em grupo (e mais!) constituem também outros ótimos caminhos a serem considerados.
Professores das escolas parceiras da Vortex Educação ficam ainda mais preparados para conceberem ideias que fortalecem esse tão relevante leque de possibilidades avaliativas. Como isso acontece? Através das participações dos mesmos no Programa de Formação Continuada que oferecemos anualmente!
E aí, curtiu? Como é feita a estruturação avaliativa da sua escola?