26 de janeiro de 2023
Ele é um dos grandes aliados quando se busca uma otimização do processo de ensino-aprendizagem. Costuma gerar uma aproximação importante entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores das instituições de ensino. Evidencia uma análise detalhada acerca dos respectivos desempenhos dos docentes no que se refere a cada turma e muito mais. Você já sabe do que o Blog da Vortex Educação está tratando neste post? Não? Então, calma. Acabou o “mistério”: o conselho de classe é o protagonista da vez aqui no nosso espaço.
O conselho de classe diz respeito a um grupo de pessoas diretamente relacionadas com o ensino oferecido pela instituição. Esse grupo é responsável pela viabilização de reuniões periódicas que visam a melhora constante dos serviços prestados e consequentemente dos resultados decorrentes desses processos. Contudo, esses encontros que têm tudo para serem sempre tão ricos, por vezes acabam ficando restritos à produção de mais problemas ao invés das tão desejáveis e necessárias soluções.
Em suma, o conselho de classe mensura o aprendizado dos estudantes (podendo o fazer de forma individualizada ou mesmo de maneira mais geral). Além disso, avalia estratégias e métodos que vêm sendo aplicados na instituição. E, se necessário, propõe mudanças que envolvam, por exemplo, a utilização de novos recursos. Ou seja, o conselho de classe é um instrumento colocado em prol da gestão escolar e da aprendizagem e que, por isso, ajuda a manter ou mesmo a aprimorar o padrão de qualidade do ensino em questão.
Levando esse cenário em conta, o Blog da Vortex Educação resolveu trazer neste post algumas dicas essenciais para que o conselho de classe da sua instituição possa de fato cumprir todas as funções que a ele são associadas. Vamos lá?
Quanto mais dados, melhor. Ou seja, notas, frequências e afins devem ser listadas previamente por parte dos professores e, de forma posterior, essas informações devem ser levadas ao conhecimento dos gestores educacionais (antes da reunião).
Outro ponto importante: o conselho de classe não deve deter um caráter punitivo, mas sim um caráter acolhedor que vise ajudar os alunos quanto às dificuldades que estes, por ventura, estejam vivenciando.
Saber com antecedência todos os assuntos que irão nortear o encontro é fundamental. Afinal de contas, mediante uma organização eficiente fica bem mais fácil a busca pela definição de prioridades, não é mesmo?
Pais e alunos também podem (e devem) ter vozes ativas no conselho de classe. Se não for possível uma participação direta, presencial, que seja viabilizada uma forma de envio de dúvidas, sugestões e críticas tendo em vista um enriquecimento ainda maior desse momento.
Vale ressaltar ainda que as reuniões do conselho de classe combinam muito bem com autoavaliações no intuito de se ter uma espécie de “controle de qualidade” acerca principalmente dos trabalhos desenvolvidos pelos professores.
E aí, curtiu? Como tem funcionado o conselho de classe da sua escola?