Sua escola oferece um ensino religioso de qualidade?

14 de abril de 2023


Com base nas diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a disciplina de Ensino Religioso pode sim ser trabalhada junto aos alunos. A ideia é que as informações relacionadas a esse tema levem em conta a diversidade religiosa no Brasil e os direitos de aprendizagem de crianças e adolescentes.

A matéria em questão tem como objetivo propor reflexões sobre fundamentos, fomentar o respeito e a tolerância entre as diferentes crenças, valores e costumes de diferentes religiões existentes na sociedade.

É importante lembrar que essa disciplina é facultativa (os alunos podem escolher participar ou não das aulas) e não tem influência no desempenho escolar do aluno. Nesse sentido, a promoção do diálogo e do respeito entre as diferentes religiões e crenças é possível desde que sejam respeitadas as normas estabelecidas pelo Estado Laico.

Você sabia que a Vortex Educação oferece também materiais didáticos de excelência voltados para o Ensino Religioso?

“O ensino religioso é uma disciplina que propicia o diálogo, a compreensão e, dentro disso, viabiliza alguns valores como: empatia, amor, respeito. E nós da Vortex Educação temos o maior orgulho em oferecer materiais didáticos que viabilizam esse diálogo”, afirma Flávio Moreira, Professor e Consultor Pedagógico da Vortex Educação.

Mais benefícios

Além do incentivo que é dado ao desenvolvimento de parâmetros importantes (na linha dos que foram citados por Flávio), o ensino religioso atua de forma decisiva em outras tantas frentes: ajuda na formação cidadã dos estudantes e estimula o desenvolvimento de valores éticos; fomenta a criação de laços sólidos de amizade; se faz um instrumento bastante eficiente de prevenção e combate ao bullying e melhora a relação entre pais e filhos. Soma-se a tudo isso, claro, o incentivo que é dado também ao desenvolvimento da tolerância religiosa (e das diferenças como um todo) por parte dos estudantes (considerando-se principalmente a modalidade de exposição interconfessional).

Dicas de atividades

Além da utilização de materiais didáticos de qualidade em sala de aula, como os que a Vortex Educação oferece, algumas atividades podem (e devem) ser consideradas no intuito de tornar as aulas de Ensino Religioso ainda mais atrativas. Quer uns exemplos? Vamos lá: feiras culturais, exibições de filmes voltados para essa temática, contextualização histórica a ser bem detalhada nas aulas e da forma mais diversa possível. Tudo isso e muito mais pode fazer com que crianças e jovens queiram mergulhar de vez nessa disciplina tão importante.