Conheça a importância do storytelling para as instituições de ensino

16 de janeiro de 2023


Quem não tem boas histórias para contar, não é mesmo? Histórias curiosas e interessantes, que prendem a atenção de quem nelas tem a chance de mergulhar. Histórias que inspiram, conquistam, e geram grandes níveis de identificação por parte de quem passa a conhecê-las. Todo mundo tem pelo menos uma dessas registrada na memória e no coração. E você sabia que a dinâmica dessas narrativas pode ajudar nos processos de captação e retenção de alunos da sua escola? Pois é. Pode. E o Blog da Vortex Educação vai aproveitar este post para lhe deixar bem por dentro acerca dessa possibilidade tão promissora conhecida como storytelling. Vamos lá?

Definição mais exata

Em suma: storytelling é uma prática narrativa envolvente norteada por palavras e aparatos tecnológicos.

“Ok. Mas como esse recurso pode ser utilizado de fato no âmbito da gestão escolar? ”

Algum ex-aluno da sua escola se tornou uma grande referência na área de atuação que escolheu seguir? Quem são os seus alunos de destaque atualmente? É possível detalhar o contexto de construção do nome da sua escola? Há professores muito conhecidos na cidade e que compõem o quadro docente da sua instituição? E quanto aos demais colaboradores, o que podemos saber? Já entendeu “o sentido da coisa”, certo? Das respostas de perguntas como essas despontam inúmeras histórias que, se trabalhadas de forma estratégica, podem render ótimos frutos.

Um storytelling bem feito pode ajudar nos processos de captação e retenção de alunos da sua escola.

Especificidades de um storytelling bem feito   

É necessário haver personagens que gerem identificação no público, que aproximem as pessoas do enredo apresentado, com diálogos autênticos, componentes visuais e utilização adequada – na medida do possível – de alguns dos principais instrumentos que o mundo digital tem para oferecer.

Havendo a aproximação desejada, reações emocionais positivas serão despertadas. E havendo esse despertar, bem, digamos que “um terreno bastante fértil para boas notícias tende a ser preparado na sua escola”.

Participação de todos é essencial

Dos gestores educacionais aos professores. Dos alunos aos demais colaboradores. Todas as pessoas que estão inseridas na rotina escolar podem servir de inspiração para um storytelling e/ou ajudarem a produzi-lo de forma concreta. Quanto mais engajamento, melhor. 

Por fim, é hora de divulgar essas histórias (e lembrar bastante de usar o marketing digital por ocasião dessas divulgações). A imagem do seu colégio irá agradecer, tal como a comunicação escolar que será otimizada.

E aí, curtiu? Quais são as histórias que sua instituição tem para contar? Ah, caso você queira saber ainda mais sobre storytelling se ligue também no próximo post. O Blog da Vortex Educação irá mergulhar em outra ótima possibilidade de uso acerca desse precioso recurso narrativo!

⁠