O uso de celulares em sala de aula é viável?

27 de abril de 2023


Os celulares são “vilões” dentro do contexto ditado pelo processo de ensino-aprendizagem? A resposta para essa pergunta tende a dizer respeito sempre a um sonoro e imediato “sim”, não é mesmo? Porém isso pode estar mudando. Como? Leia nosso post do início ao fim para que você fique bem por dentro acerca desse assunto tão importante e atual.

Ressalvas necessárias

Se focarmos no uso desmedido desses aparelhos, é claro que não são poucos os aspectos negativos que se associam. A concentração dos jovens tende a ser duramente afetada, além do aumento nos níveis de estresse, ansiedade e afins. Isso pode culminar com o surgimento de notas baixas e até mesmo gerar uma espécie de “precarização” das aulas.

Porém, mediante bons planejamentos e cuidados relacionados ao tempo de uso, você sabia que os celulares podem, sim, ser aliados da otimização do processo de ensino-aprendizagem?

Para além da “vilania”

Competências relacionadas ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação são contempladas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. E os celulares constituem alguns dos dispositivos tecnológicos mais acessíveis para que seja feita, senão uma abordagem mais profunda a respeito desse assunto, uma introdução bastante enriquecedora em torno do mesmo.

Outro ponto: os celulares podem viabilizar uma maior dinamicidade nas aulas, na medida em que, também através deles, os professores podem conceber ideias inovadoras que potencializam o nível de engajamento e, consequentemente, de aprendizagem dos alunos.

A contribuição para o desenvolvimento da autonomia nos estudantes também é algo que precisa ser considerado, tal como as possibilidades de se promover a importância que há no uso consciente desses aparelhos.

Fique por dentro

Você sabia que a Vortex Educação disponibiliza para as suas escolas parceiras uma solução de ensino super inovadora que pode ser acessada também pelo celular? Sim, trata-se da Plataforma Sagaz. Nela o estudante encontra uma trilha de aprendizagem por disciplina; livros digitalizados; quizzes para serem respondidos em casa e também na sala de aula; curadoria de vídeos; monitoria com aquela pegada de fórum e relatórios de rendimento.

O professor, por sua vez, também conta com vários recursos incríveis, tais como: aba para formação continuada dos professores; capacitações do projeto de vida e dos itinerários formativos; banco com mais de 80 mil questões; aba para envio de arquivos para as turmas; ambiente de agenda e livro do professor digitalizado.

E aí, curtiu? Que tal você se tornar agora um parceiro da Vortex Educação e poder usufruir de recursos como os que a nossa Plataforma Sagaz oferece? Acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!