Sua escola investe em projetos inovadores?

13 de fevereiro de 2023


Todos sabemos: a educação precisa se reinventar continuamente. Afinal, atrair a atenção de crianças e jovens tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora. Novas estratégias precisam vir à tona. Novas atividades precisam ser propostas. Horizontes precisam ser expandidos. Nesse sentido, projetos inovadores são essenciais. Mas você sabe como viabilizá-los na sua escola?

Características de um projeto inovador

Quando se trata de um projeto inovador na educação, está se tratando de algo que vai muito além do ensino tradicional dentro de uma sala de aula. Teoria e prática se aliam de uma forma bem mais enfática e interdisciplinar. Habilidades e competências individuais representam focos importantes. Criatividade e tecnologia ganham papeis de destaque. Os estudantes são protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Os conteúdos trabalhados se vinculam mais facilmente à conjuntura social e, por isso, aproximam os alunos da realidade. Todas essas características, dentre outras, compõem um projeto inovador.

Muitas vantagens

Iniciativas dessa natureza geram inúmeros benefícios não só para os membros da comunidade escolar, mas para a própria sociedade como um todo. Como? Projetos inovadores fomentam um aumento no nível de engajamento dos alunos quanto às atividades escolares. Os jovens tendem a ficar bem mais preparados frente às exigências voláteis da contemporaneidade. Pautas importantes como consciência social e respeito ao meio ambiente se oferecem de modo mais profundo. Em suma, os estudantes passam a desfrutar de uma formação, por assim dizer, plena.

Projetos inovadores são fundamentais quando se visa o aprimoramento constante do ensino oferecido pela instituição.
Projetos inovadores são fundamentais quando se visa o aprimoramento constante do ensino oferecido pela instituição.

Professores das escolas parceiras da Vortex Educação têm mais facilidade na hora de elaborar um projeto inovador

Sim, pois as soluções de ensino que a Vortex Educação oferece são muito pautadas por inovação, tecnologia e a melhor didática. Dessa forma, elas ajudam os educadores na produção de ideias e propostas “fora da caixa”, que têm tudo para fazerem total diferença nas vivências dos alunos dentro e fora da escola.

Passo a passo   

De modo geral, a equipe multidisciplinar da instituição escolhe o tema; na sequência, se pesquisa a respeito de situações-problemas que podem ser trabalhadas junto aos alunos com foco na busca por possíveis soluções. Depois é hora de viabilizar o plano de ações, mediante detalhado planejamento e, por fim, deve ocorrer a divulgação dos resultados.

E aí, curtiu? Sua escola investe em projetos inovadores?