14 de outubro de 2022
Estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio ALFABETOC (localizado em Campo Maior/PI) têm aproveitado bastante os inúmeros benefícios associados à plena utilização do Projeto de Vida Baobá, Projeto de Vida esse que a Vortex Educação oferece para as escolas parceiras.
Com o auxílio da professora Adriana Barbosa, uma das atividades mais recentes que teve por base nosso material (intitulada de “O Papel do Eu”) focou em temas de enorme relevância para a formação dos jovens em questão, a saber: autoconhecimento e autocuidado. Segundo a educadora, tal prática permitiu a quem participou “conhecer melhor o próprio corpo e perceber a diferença entre relaxar e contrair os músculos, identificar tensão muscular e relaxamento no corpo mediante atividade de concentração a fim de acalmar pensamentos, sentimentos e emoções ”.
“Os alunos se acomodaram inicialmente em suas cadeiras com a coluna reta e as costas apoiadas no encosto; os pés foram firmados no chão e as pernas ficaram descruzadas. Posteriormente os alunos se sentaram no chão da sala de aula mantendo a mesma postura e, em seguida, a professora pediu que eles se deitassem ao som de um fundo musical bem calmo. Pediu também que eles repetissem algumas vezes o processo da respiração (inspiração e expiração) e tentassem se concentrar como se estivessem num lugar que lhes transmitisse tranquilidade. Logo depois a docente pediu que os discentes contraíssem toda musculatura do corpo, começando pelos pés, pernas, passando aos poucos para o tronco, braços, mãos e cabeça. Uma vez feita essa sequência, pediu que abrissem os olhos e se espreguiçassem”, afirma Adriana.
“Ao final da atividade, os alunos relataram que se sentiram bem, uma sensação boa que não sabiam explicar, sentiram-se mais leves. Na sequência, fizeram desenhos que foram ao encontro do que estavam sentindo. E disseram ainda que manter a concentração foi o mais difícil. Eles entenderam melhor acerca do autocuidado que devem ter com as emoções e do autoconhecimento do corpo. Entenderam que é preciso parar um pouco a rotina diária no intuito de conhecer cada vez mais a si”, finaliza a professora.
Em linhas gerais, o Projeto de Vida a ser oferecido pela escola se refere a uma das competências garantidas pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC, e tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades e do autoconhecimento por parte dos estudantes a fim de que estes possam realizar decisões mais assertivas e acertadas nos âmbitos pessoal, social e profissional de suas vidas. Pensando nisso, a Vortex Educação passou a disponibilizar um Projeto de Vida próprio, chamado de Projeto Baobá, para todas as escolas parceiras que se interessarem em o adotar. E aí, quer saber mais? Entre em contato conosco!