Jovens do Colégio ALFABETOC são beneficiados por atividades norteadas pelo Projeto de Vida Baobá

14 de outubro de 2022


Estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio ALFABETOC (localizado em Campo Maior/PI) têm aproveitado bastante os inúmeros benefícios associados à plena utilização do Projeto de Vida Baobá, Projeto de Vida esse que a Vortex Educação oferece para as escolas parceiras.

Com o auxílio da professora Adriana Barbosa, uma das atividades mais recentes que teve por base nosso material (intitulada de “O Papel do Eu”) focou em temas de enorme relevância para a formação dos jovens em questão, a saber: autoconhecimento e autocuidado. Segundo a educadora, tal prática permitiu a quem participou “conhecer melhor o próprio corpo e perceber a diferença entre relaxar e contrair os músculos, identificar tensão muscular e relaxamento no corpo mediante atividade de concentração a fim de acalmar pensamentos, sentimentos e emoções ”.

Como funcionou de fato? 

“Os alunos se acomodaram inicialmente em suas cadeiras com a coluna reta e as costas apoiadas no encosto; os pés foram firmados no chão e as pernas ficaram descruzadas. Posteriormente os alunos se sentaram no chão da sala de aula mantendo a mesma postura e, em seguida, a professora pediu que eles se deitassem ao som de um fundo musical bem calmo. Pediu também que eles repetissem algumas vezes o processo da respiração (inspiração e expiração) e tentassem se concentrar como se estivessem num lugar que lhes transmitisse tranquilidade. Logo depois a docente pediu que os discentes contraíssem toda musculatura do corpo, começando pelos pés, pernas, passando aos poucos para o tronco, braços, mãos e cabeça. Uma vez feita essa sequência, pediu que abrissem os olhos e se espreguiçassem”, afirma Adriana.

Com o auxílio da professora Adriana Barbosa, uma das atividades mais recentes que teve por base nosso material (intitulada de “O Papel do Eu”) focou em temas de enorme relevância para a formação dos jovens em questão, a saber: autoconhecimento e autocuidado.
Com o auxílio da professora Adriana Barbosa, uma das atividades mais recentes que teve por base nosso material (intitulada de “O Papel do Eu”) focou em temas de enorme relevância para a formação dos jovens em questão, a saber: autoconhecimento e autocuidado.

Feedback positivo

“Ao final da atividade, os alunos relataram que se sentiram bem, uma sensação boa que não sabiam explicar, sentiram-se mais leves. Na sequência, fizeram desenhos que foram ao encontro do que estavam sentindo. E disseram ainda que manter a concentração foi o mais difícil. Eles entenderam melhor acerca do autocuidado que devem ter com as emoções e do autoconhecimento do corpo. Entenderam que é preciso parar um pouco a rotina diária no intuito de conhecer cada vez mais a si”, finaliza a professora.

Mas o que vem a ser um Projeto de Vida?

Em linhas gerais, o Projeto de Vida a ser oferecido pela escola se refere a uma das competências garantidas pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC, e tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades e do autoconhecimento por parte dos estudantes a fim de que estes possam realizar decisões mais assertivas e acertadas nos âmbitos pessoal, social e profissional de suas vidas. Pensando nisso, a Vortex Educação passou a disponibilizar um Projeto de Vida próprio, chamado de Projeto Baobá, para todas as escolas parceiras que se interessarem em o adotar. E aí, quer saber mais? Entre em contato conosco!

⁠