Famílias mais perto das escolas: proximidade boa para todos os lados

27 de outubro de 2022


A viabilização de estratégias que possam aproximar das escolas as famílias dos estudantes detém uma importância que, por vezes, é subestimada. Mas o fato é que são muitos os benefícios que costumam ser decorrentes dessa aproximação. Então nunca é demais dar aquele reforço nas dicas que podem ser boas ferramentas nesse sentido, né?

Reuniões frequentes

Reunir pais ou responsáveis com frequência é sempre uma boa alternativa. Através desses encontros, dúvidas importantes podem ser retiradas e laços podem ser fortalecidos, não só dos pais com relação à escola, mas também dos pais com os próprios pais. Até por isso, por favor, nada de utilizar excesso de formalidades e monotonia nessas ocasiões. Que tal pensar em algumas formas mais dinâmicas e menos maçantes de abordar os assuntos das reuniões? Sim, valerá muito a pena. Acredite. Ah, outro ponto importante: lembre-se de garantir sempre um módulo on-line para cada encontro! Você não vai querer que sua escola seja vista como uma “inimiga da tecnologia”, não é mesmo?

Oferecimento de conteúdo atrativo

Palestras, workshops, oficinas, cursos, minicursos. O oferecimento de conteúdos atrativos (e preferencialmente gratuitos) para os pais tende a ser um grande incentivador da aproximação que é buscada com os mesmos. A possibilidade de a escola atuar como provedora de conhecimentos não apenas para alunos, mas também para os pais, é uma sacada e tanto para quem almeja fortalecer o nível dessa integração.

Imagem de pvproductions no Freepik
Imagem de pvproductions no Freepik

Canais de comunicação eficientes

Obviamente, os canais de comunicação oficiais da sua escola também têm tudo para serem protagonistas nesse contexto! O importante nesse caso é que haja agilidade e cordialidade nas repostas além, claro, da criatividade e da relevância que deverão guiar as postagens a serem divulgadas. Não vacile. Incentive sua equipe de comunicação a sempre “pensar fora da caixa” e a manter um relacionamento efetivo com esse público.

Afinal, por que essa aproximação deve ser buscada?

Quando a família está integrada com a escola, são nítidas as melhoras nos rendimentos escolares dos alunos, uma vez que os estudantes tendem a ficar ainda mais motivados a cumprir com todas as metas escolares. E, isso, claro, reduz possíveis índices de indisciplina. E nada melhor do que se ter um ambiente de paz tanto em sala de aula, quanto em casa, certo?

Além disso, vale ressaltar que, especialmente no que se refere às crianças, essa aproximação tem tudo para ser um auxiliar precioso nos estímulos que precisam ser dados visando o desenvolvimento cognitivo e social dos pequenos.

E aí? Sua escola busca estreitar esses laços com as famílias dos seus estudantes?