8 de setembro de 2022
Tudo que vem para somar no âmbito educacional é sempre muito bem-vindo. Sendo assim, atividades extracurriculares divertidas e saudáveis que se façam aliadas do ensino podem assumir um papel muito importante nesse contexto. Levando isso em consideração, o Blog da Vortex Educação traz neste post algumas dicas acerca de muito do que pode ser proposto para qualificar ainda mais a formação dos estudantes.
Atividades que possam “andar de mãos dadas” com a tecnologia são ótimas alternativas. Os jovens se sentem mais motivados na busca por soluções criativas e ficam ainda mais propensos a lidarem devidamente com aspectos relacionados à inovação nos mais diversos sentidos. Vale ressaltar também os benefícios relacionados ao desenvolvimento da concentração e do raciocínio lógico em decorrência da imersão dos alunos em tais possibilidades. Dessa forma, programação de jogos, criação de aplicativos e práticas envolvendo robótica saem na frente no nosso “ranking de sugestões de atividades extracurriculares”.
Aprimorar o físico é sempre algo muito importante para todos nós. E, por isso, o quanto antes esse tipo de foco vier à tona na vida do indivíduo, melhores tendem a ser os resultados. Além de óbvios benefícios relacionados à saúde, as práticas esportivas ajudam especialmente as crianças no aperfeiçoamento da coordenação motora, além de serem importantes no processo de socialização das mesmas.
Que tal incentivar os alunos a se expressarem artisticamente através da pintura, do teatro, da dança e/ou da música? Todas essas possibilidades ajudam crianças e adolescentes nos mais diversos âmbitos e podem se fazer grandes diferenciais na formação de cada um. Problemas decorrentes de um excesso de timidez, por exemplo, podem ser diminuídos drasticamente em virtude da participação dos alunos em ao menos uma dessas práticas artísticas. Além disso, há estímulos claros com relação à criatividade, ao senso de disciplina, àconcentração e, dentre outras frentes, ao melhor trato com imprevistos.
Por fim, atividades que possibilitem aos alunos o desenvolvimento ainda maior dos conhecimentos num idioma estrangeiro podem ser muito atraentes, especialmente no que se refere à língua inglesa. O domínio de um idioma estrangeiro gera benefícios que vão muito além da obtenção de um currículo escolar mais encorpado: melhora a autoestima dos estudantes e facilita o acesso por parte dos mesmos à diversas fontes de conhecimento e várias cenas culturais, ampliando e qualificando suas respectivas visões de mundo.
E aí, sua escola propõe atividades extracurriculares para os alunos? Se “sim”, quais são?