Você sabe quais são as características de um material didático de excelência?

9 de junho de 2023


A parceria com um sistema de ensino qualificado tem tudo para elevar o nível de ensino e o padrão de qualidade dos produtos oferecidos por uma instituição educacional. E muito dessa otimização pode se referir à excelência do material didático que pode ser proveniente dessa parceria. Nesse sentido, alguns fatores precisam ser bem observados antes que uma escolha dessa importância possa ser concretizada. Você sabe quais são esses fatores? O Blog da Vortex Educação os detalha agora nesta matéria super especial.

Expertise dos autores

Conteúdo de qualidade é fundamental. E a metodologia utilizada na transmissão do mesmo tem a mesma importância. Afinal, os estudantes precisam ser apresentados a uma linguagem e a uma didática que possam potencializar a absorção dos conhecimentos.

Logo, o ideal é que professores que vivenciam a sala de aula e são plenamente familiarizados com as demandas atuais do alunado sejam os autores desses materiais. O aspecto visual (qualidade gráfica) também tem que ser levado em conta, a fim de que os materiais em questão sejam bem atrativos também nesse quesito. 

Alinhamento com a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) serve de parâmetro para que as diversas redes de ensino (públicas e privadas) trabalhem os conteúdos (tendo por base a chamada “coerência educacional”) e possam adequá-los de acordo com as realidades de cada instituição. Por isso, se faz mais do que necessário que haja um alinhamento pleno dos materiais didáticos com esse tão importante documento normativo.

Perguntas importantes

Os conteúdos são periodicamente atualizados? Fomentam a inovação e o protagonismo dos alunos no contexto do processo de ensino-aprendizagem? São apresentados de modo a reforçarem a importância da parceria entre teoria e prática?

Calma, mais questionamentos precisam ser feitos!

São disponibilizados materiais de apoio para os professores? (no intuito de que os materiais adquiridos pela instituição possam ser aproveitados plenamente junto aos estudantes?). Os materiais em questão promovem a importância da responsabilidade ambiental?

Se as respostas para as perguntas acima forem todas positivas, e os outros dois aspectos mencionados são vistos na prática, com toda certeza trata-se de um material didático de excelência. Mas, diante disso, outra pergunta vem à tona: materiais didáticos com todos esses atributos existem no mercado brasileiro? Bem, a Vortex Educação garante que sim.

Para comprovar a veracidade dessa afirmação, basta que você acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Que tal começar o processo de otimização do ensino oferecido por sua instituição hoje?