Confira 5 dicas que farão total diferença para quem trabalha na sua escola

6 de fevereiro de 2023


Algumas ações simples têm tudo para fazerem com que professores e outros colaboradores da sua instituição sejam ainda mais eficientes. E, claro, trabalhem ainda mais felizes. Por isso, o Blog da Vortex Educação traz neste post cinco medidas essenciais para que a produtividade de todos supere as expectativas previamente estabelecidas por parte daqueles que constituem a alta gestão.

1. Todos podem se expressar

Vamos ao básico: reuniões (presenciais ou não) sempre são importantes. Através delas é possível que seja consolidado um alinhamento da equipe, tal como exposições de opiniões diversas acerca das pautas a serem tratadas. Sejam gerais, ou individuais, reuniões produtivas são essenciais para que problemas do dia a dia possam ser solucionados, tais como problemas mais complexos e imprevistos.

2. Aprimoramento constante    

Formação continuada dos professores e treinamentos constantes para colaboradores de todos os setores são recursos essenciais. Aqui vale ressaltar: educadores das escolas parceiras da Vortex Educação largam na frente e têm a chance de ficarem sempre bem atualizados acerca dos assuntos mais importantes, especialmente quanto às diretrizes estabelecidas pela BNCC.

3. Bons resultados em vista. Acolhimento também

A gestão que sempre tem em vista os melhores resultados, também precisa ser, na mesma proporção (ou até mais) humanizada. Todos – independentemente do setor – precisam se sentir partes importantes do projeto educacional da instituição. Isso tende a fazer total diferença no que tange à plena motivação da equipe.

Algumas ações simples têm tudo para fazerem com que professores e outros colaboradores da sua instituição sejam ainda mais eficientes.
Algumas ações simples têm tudo para fazerem com que professores e outros colaboradores da sua instituição sejam ainda mais eficientes.

4. Estruturas qualificadas 

A viabilização de estruturas que possam facilitar o trabalho de todos – com destaque para as atuações dos professores – em conformidade com as expectativas dos alunos também constitui um ponto a ser muito considerado. Mais do que nunca, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada do processo de ensino-aprendizagem. Logo, ante as necessidades desses públicos de crianças e jovens cada vez mais exigentes, nada melhor do que se ter aulas mais dinâmicas, criativas e empolgantes. Sim, é muito possível – levando-se em conta, claro, as possibilidades financeiras de cada escola

5. Valorização é essencial

Por fim, dentre outras tantas dicas possíveis, precisamos destacar a importância que há na valorização de cada profissional. Um profissional valorizado tende a estabelecer em si, de forma ainda mais sólida, um vínculo de pertencimento com a instituição na qual atua. Atenção gestor (a)! Saiba enaltecer os pontos positivos decorrentes das atuações de cada colaborador, bem como incentivar de forma assertiva e empática quanto àquilo que precisa ser melhorado. Com isso, a tendência é que o ambiente se torne cada vez mais compatível com o afloramento dos melhores resultados.

E aí, curtiu? Você tem alguma dica para acrescentar a essa lista?