Confira 5 dicas que podem turbinar o interesse dos alunos pelas aulas

14 de setembro de 2023


Como aumentar o interesse dos alunos pelas aulas? Essa é uma pergunta que, não raramente, professores e gestores educacionais se fazem. A ideia, claro, é sempre de se ver potencializado o processo de ensino-aprendizagem. Mas nem sempre essa resposta vem à tona de uma forma tão robusta.

Por isso, o Blog da Vortex Educação traz neste post 5 dicas que têm tudo para deixarem os alunos ainda mais engajados quanto às atividades propostas no âmbito escolar. Confira!

1. Professores mediadores

O papel centralizador dos professores precisa ficar de vez para trás e dar lugar para uma atuação de mediação. Ou seja, nesse atual formato, os alunos têm que ser encorajados a se tornarem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem. Em suma, têm que ser protagonistas na busca pelo saber.

2. Relacionamento humanizado

Sim, os alunos precisam se sentir desafiados. Mas, ao mesmo tempo, acolhidos. Um relacionamento humanizado faz com que eles se sintam ainda mais partes do processo. E, além disso, faz com que eles fiquem ainda mais motivados a interagirem com os colegas e professores, compartilhando ideias e dúvidas. 

3. Professores confiantes e criativos

Professores que têm um amplo domínio acerca das habilidades socioemocionais viabilizam aulas ainda mais positivas e consolidam um ambiente ainda mais propício para o desenvolvimento da aprendizagem. Além disso, são profissionais que têm bem mais facilidade para conceberem ideias criativas e propostas dinâmicas que fomentem um maior nível de engajamento por parte dos estudantes. 

4. Tecnologia é aliada

Crianças e jovens estão cada vez mais conectados, e tudo que pode, de alguma forma, relacionar o processo de ensino-aprendizagem com o mundo digital tende a ser muito bem-vindo. Um bom exemplo disso é a Plataforma Sagaz (recurso oferecido pela Vortex Educação às escolas parceiras).

Com a Plataforma Sagaz, o estudante e o professor têm acesso a diversos recursos que ajudam bastante na rotina escolar e no processo de ensino-aprendizagem. O estudante conta com trilha de aprendizagem por disciplina; livros digitalizados; quizzes para serem respondidos em casa e também na sala de aula; curadoria de vídeos; monitoria com aquela pegada de fórum e relatórios de rendimento. O professor, por sua vez, também conta com vários recursos incríveis, tais como: aba para formação continuada dos professores; capacitações do projeto de vida e dos itinerários formativos; banco com mais de 80 mil questões; aba para envio de arquivos para as turmas; ambiente de agenda e livro do professor digitalizado.

Ante tantos recursos interativos e eficientes como esses, quem não fica ainda mais motivado para aprender, não é mesmo? 

5. Além da sala de aula

Atividades extraclasse são sempre ótimas ferramentas quando se visa o aumento do interesse dos alunos nas vivências escolares. Visitas a museus, parques, exposições e afins são ótimas alternativas que têm tudo para turbinarem a motivação dos alunos e, consequentemente, os resultados almejados.  

E aí, curtiu? Que tal você se tornar agora um parceiro da Vortex Educação? Acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!