Como o Dia Nacional dos Profissionais da Educação é comemorado na sua escola?

7 de agosto de 2023


Ontem, dia 06 de agosto, se comemorou o “Dia Nacional dos Profissionais da Educação”. E, como a própria denominação sugere, essa data não diz respeito apenas aos professores. Diversos profissionais se relacionam direta ou indiretamente à Educação. E todos eles merecem ter suas respectivas funções valorizadas. Mas como esse dia pode entrar em pauta numa instituição de ensino? Qual é a real importância dessa data?

Professores, diretores, coordenadores, supervisores, membros da secretaria escolar, entre outros, são os profissionais que merecem destaque especialmente nesse dia. E, claro, há diversas ações interessantes nesse contexto. Sim, essa homenagem ainda está em tempo de ser realizada!

Anote aí

Para começar: visitas coordenadas, pelos mais diversos setores da instituição, fomentam uma interação maior e mais descontraída entre a equipe escolar e os alunos. A produção de presentes personalizados é outra alternativa bem interessante. Se a ideia for priorizar propostas de baixo custo, esses presentes podem ser, por exemplo, confeccionados pelos próprios alunos no intuito de que eles possam presentear aqueles profissionais com os quais são mais “entrosados” no dia a dia. Cartões, painéis, murais, dentro e fora das salas de aula, constituem outras possibilidades, tais como apresentações artísticas que deem aquela aquecida nos corações de quem, por ventura, for conferi-las in loco.   

Investimentos maiores

Já se houver uma flexibilidade orçamentária que possa ir ao encontro de ações mais “complexas”, pode-se pensar numa festa de integração, num jantar, ou mesmo num dia regido por uma programação bem revigorante e dinâmica num espaço ao ar livre (por que não?). Essas e outras tantas ações, com toda certeza, serão muito bem recebidas por toda equipe escolar e terão tudo para gerarem ótimos frutos.

O Dia Nacional dos Profissionais da Educação, como o próprio nome sugere, não se restringe apenas aos professores.

Ressalva necessária

Contudo, é de suma importância que essa valorização não seja externada apenas no 06 de agosto. O reconhecimento acerca de um bom trabalho faz-se de forma frequente, no dia a dia, e não se restringe a um número único no calendário. E isso, claro, leva em conta várias possibilidades. Vamos às principais?

1. Formação continuada – cursos, palestras, oficinas, workshops e afins são ótimas alternativas para esses profissionais. Por meio dessas ferramentas, eles conseguem ficar sempre bem antenados com as demandas atuais dos seus respectivos nichos e sempre mais motivados a aprender.

2. Melhoria salarial – quem não gosta de um aumento no ordenado, não é mesmo?

3. Escuta ativa – esse é um ponto igualmente essencial. Saber o que esses profissionais têm a dizer sobre as mais diversas pautas educacionais e outros tantos assuntos (inclusive de ordem pessoal) é algo que pode ajudar na otimização de todos os processos da instituição, além de deixar toda a equipe ainda mais engajada e motivada.

E aí, curtiu? Que outras ações devem vir à tona visando o dia 06 de agosto? Quais são as possibilidades aproveitadas na sua instituição no intuito de fazer com que esses profissionais se sintam plenamente valorizados ao longo de todo ano?