Por que é tão importante que sua escola ofereça uma comunicação on-line eficiente?

25 de outubro de 2022


Quanto maior for o nível de proximidade das famílias com relação às escolas, melhores tendem a ser os resultados obtidos nos mais diversos âmbitos. Nesse contexto, vale ressaltar que os desempenhos dos alunos são otimizados e, claro, que a satisfação dos pais com relação aos serviços oferecidos pela instituição de ensino também é aumentada. É nesse sentido que uma comunicação on-line eficiente pode fazer toda diferença.

Muitos pontos positivos  

Através da implementação de uma comunicação on-line eficiente, os pais podem emitir feedbacks acerca da instituição (e receber feedbacks por parte da escola com relação aos seus filhos) de uma maneira muito mais ágil. Outro ponto importante: o famoso e indesejável “disse-me-disse” perde praticamente toda força tendo em vista que as mensagens passam a ser transmitidas diretamente para os pais, diminuindo bastante a chance de ruídos. A resolução de problemas é facilitada, e uma redução de custos (tanto para pais como para a escola) torna-se bastante perceptível e considerável. 

Além disso, a preocupação da instituição em consolidar esse elo com as famílias dos seus alunos depõe em prol da credibilidade da mesma, uma vez que tudo isso é feito para gerar benefícios principalmente para os alunos e deixa clara a preocupação dos gestores em prestar o melhor serviço.  

Uma comunicação on-line eficiente tende a fazer enorme diferença em todos os processos constituintes da gestão escolar
Uma comunicação on-line eficiente tende a fazer enorme diferença em todos os processos constituintes da gestão escolar

Como estruturar uma boa comunicação on-line?

São várias as alternativas que podem facilitar esse processo de estruturação de uma boa comunicação on-line. E todas elas, obviamente, estão inseridas no mundo de possibilidades que a tecnologia tem para oferecer.

Partindo disso, há inúmeros aplicativos que têm tudo para serem ótimos auxiliares na otimização desse processo. Eles podem ser gratuitos, ou pagos (sendo quase sempre muito acessíveis) e – mediante um bom planejamento e um uso inteligente dos seus recursos – irão certamente facilitar (e muito!) a busca por uma melhor comunicação.

Outra possibilidade interessante diz respeito ao uso correto dos e-mails (sim, eles mesmos!). Por exemplo: uma newsletter bem produzida e com uma periodicidade compatível com o que se almeja tende a ser muitobem vista por parte de quem a recebe.

Você sabia que a Vortex Educação disponibiliza os serviços de uma Assessoria de Comunicação e Marketing para as escolas parceiras?

Sim, é verdade! E essa assessoria pode ajudar a sua escola na implementação da sua campanha de matrículas, além de oferecer consultorias voltadas para a captação de novos alunos, avaliações de materiais, marca e criação de logo.  Ou seja, a Vortex Educação busca promover um acompanhamento completo, desde a captação de novos alunos (através de campanhas on-line e off-line) até o redesign de marca da escola. Muito bom, né?  

Por fim – e não menos importante – há de se destacar o papel que as redes sociais podem ter nesse contexto. Um feed organizado, que seja sempre norteado por conteúdos de qualidade, com informações relevantes e claras, tem tudo para ser muito atrativo aos olhos dos pais. Somam-se ainda a esse conjunto de alternativas a comunicação via chat, o bom uso do SMS (ótimo para reforçar convites acerca de compromissos importantes, por exemplo) e um “portal do aluno”, cada vez mais comum nos sites institucionais.

E aí, sua escola realiza uma comunicação on-line eficiente? Existem outras ferramentas que são utilizadas na sua instituição visando essa aproximação com seus públicos?