28 de março de 2023
O grande Aristóteles já dizia: “Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito. ”. Frases diretas, com mensagens bem explícitas e profundas, né? Mas por que o Blog da Vortex Educação fez questão de trazer à tona essas sábias palavras? Bem, a resposta é muito simples: porque tais pensamentos são perfeitamente aplicáveis aos serviços prestados por sua instituição.
Com o passar do tempo, as expectativas das famílias com relação às escolas vêm crescendo numa proporção compatível com a volatilidade dos dias atuais. Hoje não se busca mais apenas o desenvolvimento intelectual dos estudantes. E sim um desenvolvimento que de fato seja mais abrangente, integral, algo que possibilite aos jovens bons rendimentos diante de todos os desafios que são inerentes às matrizes curriculares das instituições (e às provas de vestibulares futuras) bem como diante dos tantos desafios que fazem parte da vida para além das obrigações escolares.
Pensando nisso, alguns componentes se fazem grandes aliados de uma gestão eficiente. É claro que sua escola pode estar (há tempos!) perfeitamente alinhada com as “diretrizes” seguintes, mas, caso falte mergulhar em alguma (s) dela (s), é só deixar este post bem guardadinho para servir de reforço visando o aprimoramento do ensino oferecido por sua instituição.
Não é segredo para ninguém: o mundo está cada vez mais digital. E ir na contramão dessa irreversível tendência é o mesmo que, basicamente, “andar para trás. ” Dessa forma, a tecnologia precisa ser parte importante no contexto do processo de ensino-aprendizagem, não apenas para viabilizar uma adequação da escola com relação à conjuntura social mais atual, mas também porque as aulas tendem a ficar mais dinâmicas e atrativas para os alunos além de haver um espaço ainda mais apropriado para o exercício da criatividade por parte dos professores (o que certamente faz com que eles fiquem ainda mais motivados – a exemplo dos próprios alunos – diante de suas respectivas tarefas).
Outro ponto importante diz respeito à infraestrutura da escola. Afinal de contas, um ambiente organizado e limpo, com salas amplas e confortáveis (e outros espaços pensados para execução de outras atividades), fazem sempre muita diferença.
Atenção: nada de apego à “mesmice”, né? O alunado atual clama por protagonismo no processo de ensino-aprendizagem junto aos professores. Isso faz das metodologias ativas possibilidades muito importantes quando se busca a otimização dos resultados decorrentes das aulas. Ainda bem que não faltam boas opções para serem consideradas nesse sentido!
Priorizar uma aproximação com as famílias dos estudantes é outra medida essencial nesse contexto, uma vez que pais (ou responsáveis) querem sempre estar muito por dentro acerca das vivências dos filhos no âmbito escolar. Então tenha muita atenção quanto a esse relacionamento.
Por fim, além de outras tantas medidas possíveis e igualmente importantes, a chamada educação socioemocional precisa estar sempre em pauta ao longo de todo ano até porque, como bem sabemos, essa é uma necessidade cada vez maior (especialmente por parte dos jovens) diante das tantas peculiaridades (por vezes “perigosas”) desse mundo cada vez mais aliado da conjuntura digital.