25 de agosto de 2023
No ambiente escolar, tal como em todos os redutos nos quais se desenvolvem atividades profissionais coletivas, uma ferramenta se faz imprescindível para que tudo funcione com harmonia e eficiência: a comunicação. E, nesse sentido, algumas ações simples podem facilmente otimizá-la, trazendo grandes benefícios para as instituições de ensino sob os mais diversos aspectos. Se você quiser conhecer algumas das alternativas principais nesse contexto, é só conferir nossa matéria do início ao fim. Vamos lá?
De forma sucinta, podemos dizer que colaboradores, alunos e famílias dos alunos constituem os públicos-alvo principais da comunicação assertiva que detém o protagonismo nesse âmbito.
Por se tratarem de públicos diferentes, o primeiro aspecto passível de nota diz respeito à pluralidade das abordagens, ou seja, a comunicação que se adapta às características que são inerentes a cada nicho é mais eficiente. Até mesmo porque os assuntos em pauta variam de público para público.
Outro ponto importante (e esse já vale para todos os públicos) centra-se na questão de se viabilizar uma comunicação sempre bem humanizada, pautada por valores como respeito e empatia. Essa “estrutura comunicacional” otimizada pauta-se por uma via de mão dupla, por meio da qual todos participam e se sentem importantes.
A criação de uma ouvidoria também constitui uma ação bem interessante. Ela serve para facilitar a aquisição de sugestões, críticas, feedbacks em geral. A partir disso, os gestores educacionais podem desfrutar de embasamentos ainda mais sólidos visando a melhoria dos mais diversos processos da instituição.
Uma comunicação escolar assertiva e eficiente faz com que a escola fortaleça os vínculos com seus públicos, gerando uma sensação maior de pertencimento e um nível maior de engajamento em todos que os compõem. Assim, conflitos são diminuídos e soluções – para os problemas que são inerentes ao dia a dia organizacional – são concebidas com facilidade bem maior. Ou seja, todos ganham.
Com a Era Digital, a comunicação escolar também tem precisado se reinventar. E esse é um processo que pode não ser dos mais fáceis de serem implementados por grande parte dos gestores educacionais. Logo, a parceria com uma instituição como a Vortex Educação vem para somar decisivamente. Afinal, um dos muitos serviços de excelência que oferecemos centra-se na consultoria de marketing que tem tudo para otimizar não apenas a estrutura comunicacional da sua instituição, mas também o posicionamento da sua marca no mercado e o próprio ensino ofertado, como um todo.
E aí, curtiu? Se quiser ficar por dentro de mais dicas como essas e de outros tantos assuntos importantes, que incluem nossos produtos e serviços, acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Que tal começar o processo de otimização da comunicação e do ensino oferecido por sua instituição hoje?