Confira dicas que podem otimizar a comunicação na sua escola

25 de agosto de 2023


No ambiente escolar, tal como em todos os redutos nos quais se desenvolvem atividades profissionais coletivas, uma ferramenta se faz imprescindível para que tudo funcione com harmonia e eficiência: a comunicação. E, nesse sentido, algumas ações simples podem facilmente otimizá-la, trazendo grandes benefícios para as instituições de ensino sob os mais diversos aspectos. Se você quiser conhecer algumas das alternativas principais nesse contexto, é só conferir nossa matéria do início ao fim. Vamos lá?

Quais são os públicos principais que estão relacionados a essa questão?

De forma sucinta, podemos dizer que colaboradores, alunos e famílias dos alunos constituem os públicos-alvo principais da comunicação assertiva que detém o protagonismo nesse âmbito.

“Entendi. E quais ações são importantes?”

Por se tratarem de públicos diferentes, o primeiro aspecto passível de nota diz respeito à pluralidade das abordagens, ou seja, a comunicação que se adapta às características que são inerentes a cada nicho é mais eficiente. Até mesmo porque os assuntos em pauta variam de público para público.

Outro ponto importante (e esse já vale para todos os públicos) centra-se na questão de se viabilizar uma comunicação sempre bem humanizada, pautada por valores como respeito e empatia. Essa “estrutura comunicacional” otimizada pauta-se por uma via de mão dupla, por meio da qual todos participam e se sentem importantes.

Tem mais

A criação de uma ouvidoria também constitui uma ação bem interessante. Ela serve para facilitar a aquisição de sugestões, críticas, feedbacks em geral. A partir disso, os gestores educacionais podem desfrutar de embasamentos ainda mais sólidos visando a melhoria dos mais diversos processos da instituição.

Benefícios importantes

Uma comunicação escolar assertiva e eficiente faz com que a escola fortaleça os vínculos com seus públicos, gerando uma sensação maior de pertencimento e um nível maior de engajamento em todos que os compõem. Assim, conflitos são diminuídos e soluções – para os problemas que são inerentes ao dia a dia organizacional – são concebidas com facilidade bem maior.  Ou seja, todos ganham.

Parcerias são importantes

Com a Era Digital, a comunicação escolar também tem precisado se reinventar. E esse é um processo que pode não ser dos mais fáceis de serem implementados por grande parte dos gestores educacionais. Logo, a parceria com uma instituição como a Vortex Educação vem para somar decisivamente. Afinal, um dos muitos serviços de excelência que oferecemos centra-se na consultoria de marketing que tem tudo para otimizar não apenas a estrutura comunicacional da sua instituição, mas também o posicionamento da sua marca no mercado e o próprio ensino ofertado, como um todo.

E aí, curtiu? Se quiser ficar por dentro de mais dicas como essas e de outros tantos assuntos importantes, que incluem nossos produtos e serviços, acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Que tal começar o processo de otimização da comunicação e do ensino oferecido por sua instituição hoje?