Projeto do Instituto Educacional Mahatma Gandhi é o grande vencedor do Prêmio Aura Pedagógica 2023

30 de novembro de 2023


O Prêmio Aura Pedagógica 2023 chegou ao fim na última quinta-feira, 29/11. E teve como maior destaque da noite o maravilhoso projeto do professor Edilberto Vilanova, que leciona no Instituto Educacional Mahatma Gandhi, de Oeiras (PI)

O autor do projeto vencedor, professor Edilberto Vilanova; Alex Romero, CEO da Vortex Educação e diretoras do Instituto Educacional Mahatma Gandhi, de Oeiras (PI).

Em segundo lugar, ficou o projeto apresentado pela professora Leila Patrícia, que leciona no Centro Educacional Ciranda do ABC, de Macapá (AP).

E em terceiro lugar, ficou a iniciativa da professora Jôsy Barcellos, da Escola Encantado Sonho de Criança, de Salvador (BA).

Importantes metas

Neste ano, “Práticas de leitura: criatividade e protagonismo do aprendente” foi o tema. E, sobre ele, os projetos selecionados trataram de forma inspiradora e com foco na inovação. Assim, todos que viabilizaram esse que é um dos mais importantes eventos do calendário da Vortex Educação e das nossas escolas parceiras estão orgulhosos com os resultados obtidos: “estamos felizes pelo terceiro ano do Prêmio Aura Pedagógica. Começamos em 2021 e a proposta sempre foi a de compartilharmos, entre as nossas escolas parceiras, práticas pedagógicas interessantes nas mais diversas áreas. E com isso, obviamente, integrar as escolas”, afirma Alex Romero, CEO da Vortex Educação.  

Segundo ele, “os projetos visam não só incentivar internamente as instituições de ensino a buscarem soluções e bases pedagógicas inovadoras para o aprendente, mas também tirá-las das salas de aula e levá-las para a comunidade, para a família e até para outras escolas”. E foi por isso que os três projetos finalistas foram concebidos, ou seja, para terem o maior grau de abrangência possível e, principalmente, para fazerem a diferença no meio social através da educação.   

Professor Edilberto Vilanova apresenta seu projeto no Prêmio Aura Pedagógica 2023.

Grande realização 

O projeto vencedor deu visibilidade para a importância das artes e da literatura na formação integral das pessoas. Ou seja, não se visou apenas a formação de bons estudantes, mas também de cidadãos. Foi com essa premissa que o professor Edilberto Vilanova deu vida ao Fest Gandhi de Teatro. Iniciativa essa que teve por base adaptações de obras dos renomados autores brasileiros Maria Clara Machado e Dias Gomes. Os estudantes ficaram responsáveis por todas as etapas de produção de cada uma das peças. E, por meio das atividades vivenciadas em cada núcleo, puderam desenvolver parâmetros como autonomia, senso de trabalho em equipe, empatia, liderança, dotes artísticos (que muitos dos participantes nem sabiam que possuíam) e muito mais!

Levando em conta a repercussão tão grande e positiva acerca do evento, os ótimos feedbacks dados pelos alunos e, claro, a coroação da iniciativa com o 1º lugar no Prêmio Aura Pedagógica 2023, o sentimento do protagonista desse contexto não poderia mesmo ser diferente: “estou me sentindo muito honrado, muito feliz, é uma emoção muito grande. Principalmente pelo poder de transformação que um projeto desse pode gerar, pelo incentivo às práticas pedagógicas inovadoras, à continuidade de projetos de vida, ao incentivo à leitura e, sobretudo, à transformação de vidas”, afirma o professor de Arte e Literatura, ganhador do Prêmio Aura Pedagógica 2023, Edilberto Vilanova.  

Muito bom, né? Em 2024, o Prêmio Aura Pedagógica virá com ainda mais força e emoção!  Fique ligado (a) em nossos canais de comunicação para não perder nenhuma das nossas novidades!