Aprendizagem significativa: você sabe o que é? 

18 de março de 2024


A aprendizagem significativa é uma teoria que valoriza os conhecimentos antigos (prévios) do aluno no processo de construção de novos conhecimentos. Essa conexão entre o antigo e o novo gera significados importantes que fazem com que o estudante absorva mais eficientemente os conteúdos, e, por consequência, aproveite melhor as aulas. 

Existem três tipos principais de conhecimento dentro dessa abordagem: 

Representacional: ocorre a partir da atribuição de significados a certos símbolos. Ou seja, os símbolos se traduzem em conformidade com os referenciais do estudante. 

Conceitual: com base nos símbolos, o estudante passa a relacionar melhor o conceito em questão com outros. Assim, fica mais fácil perceber o que ele representa e o que significa de fato. 

Proposicional: diz respeito aos significados de ideias expressas por grupos de palavras que representam conceitos.   

Para aplicar a aprendizagem significativa, tanto dentro como fora das salas de aula, diversas estratégias se fazem protagonistas. 

Dentro das salas de aula

Atividades práticas e experimentais que permitem aos alunos aplicar conceitos teóricos em situações do mundo real; discussões em grupo e debates que incentivam os alunos a compartilharem seus conhecimentos prévios e construir novas compreensões juntos; projetos de pesquisa que exigem investigação autônoma e integração de diferentes fontes de informação e uso de tecnologia educacional, como simulações e jogos, para envolver os alunos em experiências de aprendizagem interativas e imersivas são alternativas ótimas para serem aproveitadas em sala de aula.  

Fora das salas de aula 

Visitas a locais importantes, como museus, empresas ou áreas naturais para que seja possível explorar os conceitos em contextos autênticos; participação em comunidades de aprendizagem online, onde os alunos podem colaborar e compartilhar conhecimentos com pessoas de diferentes origens e experiências; atividades extracurriculares, como competições, que oferecem oportunidades adicionais para explorar interesses pessoais e desenvolver novas habilidades são alguns dos caminhos possíveis que, neste sentido, vão além das salas de aula. 

Tem mais  

Outras formas de implementação da aprendizagem significativa são: sala de aula invertida, mapas conceituais, metodologias ativas, estudos de caso, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, gamificação e cultura maker. 

Em suma, a aprendizagem significativa valoriza a conexão entre o conhecimento acadêmico e a experiência do aluno. Ela proporciona oportunidades de aprendizado profundas e relevantes independentemente do ambiente nos quais os conhecimentos se façam presentes.