Qual é a importância de se ter uma sala dos professores bem estruturada?

9 de junho de 2023


Uma internet de qualidade. Um espaço bem equipado com computadores e outros dispositivos eletrônicos. Um lugar que viabilize momentos de descanso e descontração. Presença de mesas e cadeiras que viabilizem reuniões, trocas de ideias. Uma climatização adequada. Uma pequena biblioteca que possa dar suporte para o planejamento de atividades específicas. Jornais e revistas atualizados. Água, café (sempre!), lanches. Tudo isso (e mais) deve fazer parte de um reduto bastante especial no ambiente escolar: a sala dos professores.

Por que ela é tão importante?

Por vários motivos. É nesse espaço que os professores desenvolvem um maior nível de socialização junto aos seus pares, e isso é fundamental para que haja uma maior sinergia de toda equipe. Por lá, eles podem desfrutar de momentos de descanso, adiantar planejamentos e encontrar ideias que possam servir de bases para as realizações de atividades enriquecedoras junto aos alunos.

Além disso, a maneira como a sala dos professores se mostra diz muito acerca do que vem a ser a própria instituição de ensino em si. Ou seja, é algo que tem tudo para depor favoravelmente à imagem da escola junto aos seus públicos diversos.

Outro ponto a ser considerado: uma sala dos professores bem estruturada facilita a interação presencial dos docentes com os gestores escolares. Isso é ótimo porque dinamiza a relação e a comunicação entre todas as partes envolvidas. O que, por sua vez, potencializa o entendimento acerca das diretrizes propostas mediante uma evidente otimização do tempo a ser usado em cada um desses encontros.

Senso de coletividade é fortalecido

Sim, e muito! E quando a chamada “cultura da coletividade” é incentivada todos saem ganhando. Afinal, a partir disso, a troca de conhecimentos é estabelecida segundo um nível de eficiência muito maior. E, claro, sempre mediante bons níveis de dinamismo e descontração.  

Aspectos adicionais

Quando se trata da “melhor sala dos professores possível”, há de se focar também na boa estruturação visual do ambiente. Em móveis planejados (que sejam compatíveis com cada função específica que pode se associar ao recinto) e num isolamento acústico que, de fato, possa ir de encontro a tão recorrente “fadiga auditiva” que acomete a tantos docentes de forma tão frequente e séria.  

E aí, curtiu? A sala dos professores é bem estruturada na sua instituição de ensino? Quais são os diferenciais que habitam nesse espaço tão importante da sua escola?