Dia Nacional da Alfabetização: momento de celebração e reflexão

13 de novembro de 2023


O Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 14 de novembro, é muito mais do que uma data comemorativa. É um marco que reforça a importância da alfabetização na formação de cada brasileiro. E também um lembrete acerca dos tantos impactos positivos que, em decorrência dela, emergem em prol da coletividade.

Cidadania, aprimoramento do lado humano e intelectual, empoderamento, maior qualidade de vida, melhores colocações no mercado de trabalho, melhor aproveitamento das oportunidades no âmbito cultural e muito mais: tudo isso está intimamente relacionado à alfabetização.

Por dentro do conceito

Em suma: alfabetização é o processo de aprendizagem no qual se desenvolvem as habilidades de ler e escrever, sendo tais habilidades as bases da comunicação na sociedade.

Alfabetização: um direito de todos, independentemente da idade

Segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2022, o Brasil ainda tinha quase 10 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever.

Além disso, durante a pandemia, muitas crianças enfrentaram dificuldades no processo de alfabetização devido às mudanças no ensino. Em 2021, a cada 25 crianças, 10 não sabiam ler e escrever, 4 a mais do que no ano de 2019.

Horizonte promissor

Mas, quanto a esses problemas tão sérios elencados acima, temos uma boa notícia: se tudo sair conforme previsto pelo Plano Nacional de Educação (PNE), até o próximo ano (2024), o analfabetismo absoluto acabará em solo brasileiro e a taxa de analfabetismo funcional deve cair em 50%. Além disso, todas as crianças devem ser alfabetizadas até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental (essa é outra meta contemplada pelo PNE).

Como vivenciar essa data tão especial na escola?

Algumas atividades simples podem fazer toda diferença nesse contexto. Por exemplo: atividades que envolvam leitura e produção de textos são ótimas alternativas. Um concurso de poesia, talvez? Todas elas têm tudo para fomentarem junto às crianças e adolescentes a importância da alfabetização. E mais: permite aos professores observações precisas acerca dos níveis de letramento que são praticados nos diferentes anos da educação básica.

Convite feito

A Vortex Educação acredita que a educação é um direito de todos e um componente crucial para a construção de um futuro melhor e mais igualitário.

E aí, curtiu? Para conhecer as soluções educacionais que oferecemos, acesse https://editora.vortexeducacao.com.br/. Vamos caminhar, juntos, em prol de uma educação cada vez mais inclusiva e transformadora?