Sua escola tem professores mediadores?

30 de outubro de 2023


Que os alunos precisam desfrutar mais e mais do protagonismo no processo de ensino-aprendizagem, já sabemos. Mas você está ciente acerca das estratégias que devem vir à tona para que esse nível de participação seja viabilizado? Não? Então confira nossa matéria do início ao fim para ficar bem por dentro desses componentes que são peças-chaves nesse contexto: o papel mediador do professor.

Do que se trata esse papel?

Um professor mediador é aquele que incentiva a participação de crianças e jovens nas aulas. Ele os encoraja e é um grande conhecedor das metodologias ativas. Suas aulas fomentam uma aproximação entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, e isso é fundamental para que eles se engajem cada vez mais nas vivências escolares.

Quais são os benefícios decorrentes da atuação de um professor mediador para os estudantes? 

Vários. O trabalho do professor mediador fomenta o protagonismo dos estudantes em sala de aula. Aulas essas que, conforme dito anteriormente, se tornam mais próximas das realidades de crianças e jovens. Isso, claro, potencializa a chamada escuta ativa, por meio da qual as necessidades dos estudantes são plenamente consideradas e soluções de fato eficientes vêm à tona com mais facilidade. Diante disso, os alunos ficam mais aptos para lidarem adequadamente com situações adversas e o próprio vínculo entre eles e seus professores é aprimorado.

Como ajudar esses profissionais a desenvolverem o perfil da mediação?

Primeiramente, essa busca deve partir dos próprios professores. Iniciativa própria faz total diferença nesse contexto. Na sequência, vêm ações que devem ser fomentadas pelos gestores educacionais. Ou seja, é fundamental que haja investimentos em tecnologia, com foco na  estruturação e na promoção da cultura maker na escola. E que seja dado todo o suporte para que haja o melhor desenvolvimento das atividades propostas. Capacitações periódicas são também muito necessárias. E, claro, a parceria com um Sistema de Ensino qualificado constitui outro aspecto muito importante nesse cenário, a exemplo do que a Vortex Educação tem proporcionado para as suas escolas parceiras.

Nossos materiais didáticos são sempre atualizados e elaborados por professores que têm vivências de sala de aula; os conteúdos são organizados de forma estratégica, de modo a otimizarem todo o processo de ensino-aprendizagem; ao mesmo tempo que atendem as demandas atuais da educação, nossos materiais são também pautados pela inovação e por abordagens que contemplam as tendências futuras que são inerentes ao âmbito educacional. Além disso, ainda oferecemos a Plataforma Sagaz (e muito mais!). Tudo isso vai ao encontro do ensino ativo e da formação mediadora (cada vez mais qualificada) dos professores.

E aí, curtiu? Sim, ou claro? Então aproveite tudo o que só a Vortex Educação tem para oferecer!

Se você quiser otimizar o ensino da sua instituição e ainda auxiliar decisivamente na formação de professores que se atraiam por desafios de níveis tão consideráveis como esses, acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Aguardamos seu contato!