Sua escola dispõe de uma infraestrutura qualificada de T.I?

26 de maio de 2023


O crescente protagonismo da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem já é uma realidade. O que muita gente ainda não percebeu é que tais avanços têm ido muito além das salas de aula. Assim, todos os setores de várias instituições de ensino vêm passando por investimentos que têm estreitado os laços dos mesmos com as nuances tecnológicas que lhes dizem respeito de forma mais específica. E o próprio setor de Tecnologia da Informação, conhecido por todos como T.I, não teria como ser uma exceção nesse contexto.

Sim, nesse post o Blog da Vortex Educação trata da importância do setor de T.I para as escolas. Confira!

Enorme importância

Por meio do auxílio dado pelos profissionais do T.I, é possível personalizar mais o ensino. O uso dos celulares por parte dos alunos pode ser otimizado, uma vez que as chamadas tecnologias de gerenciamento minimizam os riscos da ocorrência de usos inapropriados acerca desses dispositivos dentro das dependências escolares. As avaliações podem ser guiadas por um maior nível de automação, o que permite aos educadores um controle mais eficiente com relação às mesmas (levando-se em conta o grande número de alunos) e uma maior agilidade na emissão dos sempre tão esperados feedbacks para as turmas. A partir disso, eles (os educadores) podem voltar a maior parte das suas atenções para aspectos mais delicados (importantes) do ensino.  

Tem mais

Vale ressaltar também que os profissionais do setor de T.I facilitam o acesso a determinadas informações (arquivos/ documentos/ dados) por parte das pessoas que são devidamente autorizadas a desfrutarem desse serviço. E podem ter papel importante até mesmo no que tange à segurança da instituição, na medida em que podem ser os responsáveis, por exemplo, pelo cadastramento da digital de todos que, direta ou indiretamente, relacionam-se ao dia a dia da escola. Além, claro, de prestarem apoio ao pessoal da infraestrutura por ocasião de atividades pontuais.  

Um setor de T.I bem estruturado depõe totalmente a favor da instituição. Aumenta a credibilidade da mesma junto aos seus públicos e ao mercado. Otimiza a gestão de ativos da escola. Dinamiza a aquisição de dados que, em breve, poderão guiar a produção de ações futuras com objetivos bem mais definidos.

Em suma, esses profissionais são fundamentais para que haja um aperfeiçoamento de todos os processos da instituição; podem ser importantes no acompanhamento do desempenho dos colaboradores, bem como no suporte dado a realização de determinadas atividades no âmbito escolar. Além disso, constituem um dos pilares para a possível implementação da cultura maker na instituição e podem ter participação ativa na obtenção de dados que poderão nortear, inclusive, a escolha por uma determinada estratégia de marketing educacional.

E aí, curtiu? Você já atribuía aos profissionais de T.I tamanha importância? Como tem se mostrado esse setor na sua escola?