Qual é a importância dos estudantes para a sociedade?

7 de agosto de 2023


O ato de estudar, como bem sabemos, envolve muitos desafios. Mas, nessa mesma proporção, gera muitas recompensas. E é claro que esses benefícios não se restringem apenas a quem estuda. Toda sociedade beneficia-se ante as vivências (de caráter particular e principalmente coletivo) protagonizadas por quem busca o conhecimento.

Assim, podemos dizer que os estudantes são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade sob os mais diversos aspectos. Num futuro próximo, serão protagonistas do mercado de trabalho e cidadãos altamente conscientes, perfeitamente habilitados para o convívio social.

Ou seja…

Todos os pilares da sociedade sofrem influências diretas e indiretas das vivências estudantis. Quando os estudantes, enfim, mergulham no mercado de trabalho (ou mesmo quando se aplicam de formas mais dedicadas em suas respectivas jornadas acadêmicas), tornam-se peças-chaves para o pleno desenvolvimento de todas as áreas: ajudam na criação de empregos, no desenvolvimento da Ciência, na construção de um mundo cada vez mais justo, inclusivo, mais harmônico com o meio ambiente e muito mais.

Como se tornar um bom estudante?

Conforme dito anteriormente, essa não costuma ser uma tarefa das mais fáceis, mas, se concretizada da maneira devida, sempre é das mais recompensadoras. E algumas ferramentas podem ser bastante úteis para quem almeja essa excelência no trato com os estudos. Grifar as partes mais relevantes dos textos; reler com atenção; criar mapas mentais e resumos; fazer uso de outras técnicas como: interrogação elaborativa, autoexplicação, estudo intercalado e teste prático são outras possibilidades bastante eficientes.

No mais, quem tem o intuito de potencializar a obtenção de conhecimentos, deve buscar sempre um lugar propício para o pleno desenvolvimento dos estudos, que seja, de preferência, confortável e silencioso; evitar as distrações; variar as formas de estudar, elaborando também um cronograma de estudos que possa, de fato, ser viável; aproveitar o máximo possível todos os momentos em sala de aula; destinar um tempo para o lazer, para as práticas esportivas e para atividades que possam fortalecer a saúde mental/espiritual (entre outras medidas!).

Tudo isso ajuda demais e pode ser perfeitamente incentivado pelos professores em sala de aula. O mundo inteiro agradece!

Parabéns para todos

Ah, dia 11 de agosto se comemora o Dia do Estudante. E quando se fala nessa data é muito comum que se venha à mente apenas os jovens que estão inseridos no ensino fundamental. Mas, nesse sentido, precisamos levar em conta o conceito de educação continuada, que faz com que todos nós possamos ser estudantes por toda a vida. Após a formação básica, a graduação; após a graduação, a pós-graduação; e, em meio a tudo isso, a presença em palestras, eventos acadêmicos e afins possibilitam um aprimoramento constante por parte dos que querem andar permanentemente de mãos dadas com o saber. Sendo assim, aqui fica nossa menção e nossas felicitações para todos os estudantes!