Saiba o que faz da educação a maior aliada dos Direitos Humanos    

11 de dezembro de 2023


O Dia Internacional dos Direitos Humanos foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 10 de dezembro de 1948. E a educação é protagonista também no que se refere à concretização do ideal que norteia essa data tão importante. 

Qual é esse ideal? 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos existe para servir de base para a viabilização dos direitos humanos no mundo inteiro. Ou seja, ela busca traduzir “um ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações”.  

Grande aliada  

Nesse contexto, a educação desponta com força. Ela é a chave que abre as portas para a liberdade, a igualdade e a dignidade. E todos nós, que fazemos a Vortex Educação, nos orgulhamos por fazermos parte de uma instituição que fomenta tantos valores, princípios e metas tão essenciais para todos. 

“Ter a educação como aliada é muito importante. É através da educação que nós conhecemos os nossos direitos, disseminamos esses direitos e, principalmente, podemos lutar por eles”, pontua Alex Romero, CEO da Vortex Educação. De acordo com ele, “através da educação, sabendo quais são os nossos direitos e deveres, desenvolvemos habilidades e, obviamente, construímos uma sociedade mais justa, igualitária”. 

Além da celebração

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é, sim, um dia para se comemorar. Mas, ao mesmo tempo, refere-se a uma data que pode (e deve) se acompanhar de muitas cobranças. Afinal, em diversas partes do mundo, milhares de pessoas são privadas dos seus direitos em detrimento de causas absolutamente injustificáveis e desumanas. 

Por isso, na Vortex Educação, vamos continuar a trabalhar, juntos. Nossa proposta consiste em garantir que a educação seja uma força que transforma, que capacite as gerações presentes e futuras. Tudo isso para que essas gerações construam um mundo no qual os direitos humanos não se façam apenas reconhecer, mas que também se façam realizar. 

“Esse é um dia para ser celebrado, mas também um dia para se cobrar ações do governo e da própria sociedade para que mais e mais pessoas tenham acesso à dignidade, aos direitos chamados básicos”, destaca Alex.   

“É investindo na educação que nós vamos conseguir, com essas gerações que devem crescer educando-se nos direitos, educando para a paz, buscando a igualdade e, claro, a sustentabilidade. Sem dúvidas, a educação é a ferramenta mais poderosa que nós temos para promover os direitos humanos”, finaliza.  
E aí, curtiu? Para conhecer mais sobre as soluções educacionais com as quais a Vortex Educação vem fazendo tanta diferença no meio social, acesse: https://editora.vortexeducacao.com.br/ . Vamos, juntos, gerar resultados que movem a educação?