Conheça as funções do diretor escolar

6 de novembro de 2023


As atribuições de um diretor escolar são várias e, muitas delas, bastante complexas. Além disso, com as novas demandas que surgem de forma constante no âmbito educacional, todas essas missões tendem a ficar ainda mais desafiadoras. 

Características de um bom diretor escolar

Boa capacidade de articulação e de planejamento; liderança praticada com visão de futuro; atenção destinada às novas demandas educacionais, especialmente as que tem inovações tecnológicas como base; visão estratégica; capacidade de implementar uma gestão humanizada. Essas são algumas das qualidades e ações que fazem parte do dia a dia de um bom diretor escolar.

Diversas atribuições

Cabe ao diretor escolar viabilizar um bom planejamento educacional; otimizar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição; potencializar o uso da tecnologia em prol do constante aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem; viabilizar uma boa comunicação com todos que compõem a comunidade escolar e, ainda no âmbito pedagógico, oferecer, com frequência, capacitações para todos os profissionais que, direta ou indiretamente, fazem a escolar funcionar.

Mas é claro que as funções de um diretor escolar não se restringem ao contexto pedagógico. Elas marcam presenças firmes em outros setores também, como no administrativo. Nesse sentido, cabe ao diretor escolar ficar bem atento quanto à preservação do patrimônio físico da escola; garantir um fluxo de caixa salutar para a instituição; buscar profissionais de excelência no mercado e muito mais! 

#NaRealCast

Você já percebeu a importância que rege a esse assunto, né? Então, para que você fique ainda mais por dentro do mesmo, confira o corte abaixo! Ele foi retirado de um episódio muito interessante do #NaRealCast, o podcast da Vortex Educação, e teve como foco “o papel do diretor escolar”. Nesse corte, o professor Alex Romero recebe os professores e diretores escolares do CEV Colégio, Neto Ceará e Viviane Vieira. Com eles, você vai conhecer a rotina e os desafios desse profissional. Se você é diretor escolar, com certeza, entenderá bem o que os nossos convidados relatam e ainda poderá desfrutar de dicas maravilhosas para aplicar no seu dia a dia.

Vale ressaltar, contudo, que o diretor escolar não deve centralizar em si todas essas funções. É de suma importância que ele também saiba delegar tarefas visando a implementação de uma gestão ainda mais abrangente, eficiente, democrática e inclusiva!

E aí, curtiu? Você já conhecia todas essas funções que são atribuídas à diretoria escolar?