Saiba como a cultura da paz pode fazer parte do dia a dia da sua escola

2 de janeiro de 2023


Albert Einstein já dizia: “a paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos. ” E é claro que esse conceito precisa fazer parte do processo de formação de crianças e jovens o quanto antes. Isso se quisermos pensar num mundo melhor. Mas como a cultura da paz pode ser presente na sua escola? O Blog da Vortex Educação tem a resposta!

Primeiramente, é necessário que se pense em atividades para todo o ano, e não apenas para “uma vez aqui, outra acolá”. Essas atividades precisam contemplar a maior variedade de públicos possíveis, gerando uma integração do bem que esteja disposta a agir em prol de um propósito comum. Ou seja, alunos, pais, professores, gestores educacionais e demais colaboradores da instituição são personagens essenciais nas ações propostas.  

Fazendo a diferença no meio social

O verdadeiro cidadão é, por natureza, um promotor da paz. Nesse sentido, ações que façam a diferença no meio social têm tudo para reforçarem direta ou indiretamente esse conceito tão precioso. Uma simples visita a um lar de idosos. A viabilização de campanhas de arrecadação de agasalhos, brinquedos, alimentos e afins em prol de pessoas carentes. Ações que promovam a importância da igualdade e muito mais: tudo isso tende a gerar resultados muito interessantes, enriquecedores.

Um ambiente harmônico tem tudo para tornar as vivências escolares ainda mais eficientes e enriquecedoras por parte dos alunos
Um ambiente harmônico tem tudo para tornar as vivências escolares ainda mais eficientes e enriquecedoras por parte dos alunos

Atividades em grupo

No contexto interno da instituição, a ideia de fazer com que os alunos se envolvam em atividades coletivas é também uma ótima pedida. Por meio dessas ações, eles aprendem a lidar melhor com diferenças, desenvolvem senso de colaboração e adquirem conhecimentos acerca de uma enorme variedade de temas. Assim eles podem ampliar a bagagem cultural, a consciência social e, claro, mergulhar de vez na cultura da paz.

Atenção total

A denúncia de práticas abusivas no âmbito escolar, claro, é algo que também é fundamental. O bullying tem que ser combatido em todas as frentes e os próprios alunos precisam buscar engajamento nessa missão. Para tanto, a escola tem que incentivar os jovens de modo persuasivo e criativo no intuito de que eles se tornem protagonistas nessas tarefas de conscientização, enfrentamento e empatia.  

O importante é que, independentemente das atividades propostas, temas voltados para valores humanos, direitos humanos, mediações de conflitos e práticas restaurativas, aspectos ligados ao meio ambiente e às próprias vivências escolares em si ganhem destaque. Todos saem ganhando com isso e o mundo agradece!

Essas são apenas algumas sugestões que são perfeitamente realizáveis tendo em vista a consolidação da cultura da paz na sua escola. Quais delas costumam vir à tona na sua instituição? Quais são as ideias mais inovadoras que já foram pensadas nesse sentido por aí?