Saiba como organizar a primeira reunião de pais e mestres de 2024

9 de janeiro de 2024


As reuniões de pais e mestres são fundamentais para que haja um estreitamento do vínculo entre as famílias e as instituições de ensino. E, claro, com a chegada do novo ano, a primeira reunião deste novo ciclo também se aproxima. Mas você sabe, de fato, como otimizar esse momento? Quais são as dicas que podem fazer toda a diferença nesse contexto? Leia essa matéria do Blog da Vortex Educação na íntegra para obter essas respostas e muito mais! 

Vamos por partes

Antes da reunião geral, uma boa ideia é que entrevistas individuais com os pais sejam viabilizadas. Essa ação pode destacar algumas questões importantes a serem tratadas na reunião com todos os pais, servindo, assim, para deixar esse momento posterior ainda mais rico e dinâmico.  

O que se pretende?  

Sim, é necessário saber planejar. A definição prévia e clara acerca do que se pretende atingir com a reunião é essencial.

Informações que encantam 

O que se conquistou no passado? O que se pretende conquistar no futuro? Tudo isso deve ser colocado para os pais no intuito de que eles se sintam plenamente seguros quanto ao que a instituição de ensino tem a oferecer para os seus filhos. Afinal, quem não deseja ampliar as chances de sucesso a serem colocadas em prol de quem tanto amamos?  

Soma de forças 

Outro ponto de suma relevância é: mostrar para os pais a importância da participação deles no dia a dia escolar no que tange à otimização do processo de ensino-aprendizagem vivenciado por crianças e jovens. Quanto maior o nível de presença nesse sentido, mais motivados e mais engajados os alunos se tornam quanto às propostas escolares. 

Todos gostam 

Oferecer materiais de apoio exclusivos (impressos e/ou audiovisuais, como vídeos, folders, brindes e apresentações de ppt), com um visual assertivo e conteúdos de fácil entendimento é outra ação muito interessante e eficiente. Esses materiais podem se tratar também de guias on-line, dicas de estudos em casa e até mesmo vídeos interativos. 

Que todos possam se expressar 

É fundamental que os pais tenham como emitir ideias, dúvidas, sugestões. Dessa forma, além da reunião se tornar ainda mais enriquecedora, fica mais fácil de se obter os feedbacks que servirão de base para o aprimoramento constante de outros momentos como esse que devem acontecer ao longo do ano.

Seja um bom anfitrião  

No mais, investir numa boa recepção, no intuito de que os pais se sintam bem acolhidos e confortáveis é outra ação muito importante. Quanto mais humanizadas forem as interações, mais resultados positivos poderão vir à tona e garantirem um 2024 repleto de boas notícias para todas as partes envolvidas no âmbito escolar.