O que leva a família a rematricular o aluno na escola? 

4 de dezembro de 2024


Diversos fatores fazem com que a família opte pela continuidade dos filhos numa determinada instituição de ensino. Por isso, atingir um nível pleno de fidelização quanto a esse contexto não é uma tarefa fácil, mas é plenamente possível. 

“Meus filhos se sentem acolhidos?”, “o ensino é de qualidade?”, “o orçamento familiar é compatível com os investimentos necessários?”, “são satisfatórias as atividades extracurriculares que são oferecidas?”, “a escola busca uma aproximação com os núcleos familiares?”. Essas são algumas das muitas perguntas que os pais buscam responder antes de optarem pela renovação da parceria. 

Trabalho em conjunto

“Todos que fazem parte do dia a dia escolar têm muita importância nesse processo, em especial, claro, os educadores e gestores educacionais”, afirma Alex Romero, CEO da Vortex Educação. 

É preciso inovar 

Num contexto que revela com frequência o surgimento de novas e importantes demandas, largam na frente as instituições de ensino que estiverem melhor adaptadas: “deve-se sempre buscar a inovação no ensino de acordo com as possibilidades de cada escola, aprimorando-se assim as práticas pedagógicas de forma contínua e permitindo que o aluno também seja protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Os pais estão também de olho nisso”, acrescenta Alex.

Tem mais 

Outras questões muito importantes: os pagamentos são facilitados? Houve uma preocupação da instituição em gerar uma expectativa positiva com relação ao novo ano, apontando até mesmo algumas novidades atrativas no calendário escolar? Os pais podem desfrutar de um canal aberto com a instituição no intuito de enviarem possíveis feedbacks? 

As respostas dessas perguntas (e de outras), além de outros fatores, são determinantes para que as rematrículas sejam realizadas de forma natural, em grande número, de acordo com as metas previamente estabelecidas no planejamento orçamentário de cada escola. 

⁠