Confira dicas voltadas para a prova de redação do ENEM que podem aproximar seus estudantes da tão sonhada “nota 1000”

19 de setembro de 2022


Escrever um bom texto soa como algo bastante desafiador para a maioria dos estudantes. E quando tratamos da prova de redação do ENEM o nível do desafio costuma aumentar. Por isso, hoje, o Blog da Vortex Educação indicará alguns caminhos que podem ser priorizados em sala de aula no intuito de direcionarem melhor os jovens que almejam se aproximar ao máximo da nota 1000 e, consequentemente, da conquista da tão sonhada vaga no ensino superior.

Ler é fundamental. O ideal é que os mais variados tipos de assuntos sejam contemplados, destacando-se, claro, os temas que mais têm vindo à tona atualmente. Quanto mais se lê, maior se torna o repertório argumentativo. Quanto maior o repertório argumentativo, mais preparado e mais blindado o estudante fica contra quaisquer surpresas a serem reveladas na hora da prova. Nesse ponto há de se ressaltar também a importância de se buscar sempre fontes confiáveis e seguras no intuito de que as tão indesejáveis “fake news” não entrem em cena.

Você sabia que a Vortex Educação tem tudo para ajudar os estudantes na prática da redação?

Sim! Os estudantes que lidam diariamente com os livros didáticos da Vortex Educação desfrutam de diferenciais incríveis no processo de busca pela redação “ideal”: “Os livros de Redação da Vortex Educação possuem propostas de produção de texto com temas atualizados, acompanhados de textos motivadores com assuntos que privilegiam os diversos pontos de vista, com foco em estratégias argumentativas, ajudando o aluno/leitor a posicionar-se criticamente. O aluno que está se preparando para o ENEM tem o auxílio de metodologias eficazes na produção de seus textos, que vão desde o estudo detalhado de todas as competências, correções de outros textos do tipo dissertativo-argumentativo, escrita e reescritas de trechos da estrutura com auxílio de partes já prontas, até todos os pontos que são cobrados pelo corretor do Inep. ”, afirma Vanessa Cavalcante, Assistente Pedagógica da Vortex Educação.  

A Redação é trabalhada de forma diferenciada (muito mais eficiente!) nos materiais didáticos da Vortex Educação
A Redação é trabalhada de forma diferenciada (muito mais eficiente!) nos materiais didáticos da Vortex Educação

“Além disso, há atividades discursivas que promovem em nosso aluno uma oralidade eficaz, seja em uma produção de texto (escrito), seja na defesa de um ponto de vista. O discente que utiliza os materiais da Vortex têm contato direto com sua cultura, seja qual for sua região do Brasil, fazendo o reconhecimento de gêneros que incentivam o conhecimento de suas tradições (como o estudo de contos populares, lendas, fábulas, etc.) ”, garante Vanessa.

E as boas notícias, claro, não se restringem ao momento presente: “Uma novidade linda nos livros de 2023 dirá respeito à utilização dos textos produzidos pelos próprios alunos nos livros, o que serve tanto como forma de incentivo à escrita, como também para contemplar novos textos não conhecidos, com diferentes óticas de imaginário. ”, finaliza.

Outros aspectos essenciais

O aprofundamento na estruturação do texto dissertativo-argumentativo é outra tarefa essencial, tal como a prática constante da escrita. A produção contínua de textospor mais trabalhosa que seja – tende a fazer com que os estudantes atuem de forma mais ágil na construção de toda argumentação a ser utilizada, gerando uma otimização do tempo e, além disso, o afloramento de um padrão que tende a se aproximar da excelência.

Como se não bastasse, a prática da escrita voltada para temas relevantes e diversos ainda garante outro benefício dos mais interessantes: a fixação de informações (dados, citações e afins) que podem ser bem utilizadas na hora da prova. Não fugir do tema proposto é o “básico” que precisa estar sempre em evidência, tais como recomendações que reforcem a importância de não se produzir textos muito extensos, que beirem a prolixidade.

Outra dica super válida é que as redações nota 1000 dos anos anteriores sirvam de inspiração para quem vai fazer o ENEM esse ano. Muitos desses textos podem ser encontrados com facilidade na internet e se converterem em eficientes pontos de apoio nas preparações dos vestibulandos.

Todas essas sugestões podem servir de base para atividades que, se bem trabalhadas em sala de aula, tendem a render ótimos resultados. E aí, curtiu? Que tal viabilizar agora uma parceria com a Vortex Educação e começar a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição?