Saiba como facilitar o entendimento dos pais dos alunos quanto ao Novo Ensino Médio

6 de fevereiro de 2023


Para que mudanças sejam plenamente entendidas e possam funcionar como de fato se espera, é necessário tempo e embasamento acerca da nova realidade proposta. Isso vale para todas as nuances da vida, certo? E em se tratando de algo que gerou mudanças tão significativas como o processo de implementação do Novo Ensino Médio não seria diferente.

Nesse contexto, não são apenas alunos e professores que precisam se nortear o quanto antes acerca das novas diretrizes: os pais dos alunos também precisam entender como funciona essa nova conjuntura e sua escola pode ajudar bastante nisso!

Sem “atropelos”

Primeiramente, é importante que não se pule etapas. Ou seja, deixe claro como se deu o surgimento do Novo Ensino Médio, os motivos que foram responsáveis por sua concepção, além de evidenciar informações relacionadas a prazos e benefícios decorrentes desse contexto.

Num segundo momento, pode-se focar nas mudanças relacionadas à carga horária e também em outros pilares, tais como itinerários formativos e projetos de vida. Esses dois componentes são peças-chaves para todos aqueles que almejam ficar bem por dentro de todo assunto.

Os pais dos alunos também precisam entender como funciona o Novo Ensino Médio e sua escola pode ajudar bastante nisso!
Os pais dos alunos também precisam entender como funciona o Novo Ensino Médio e sua escola pode ajudar bastante nisso!

E não para por aí

É claro que há bem mais a ser explorado. Aspectos relacionados à obrigatoriedade ou não de uma determinada disciplina precisam estar bem evidentes, tais como detalhes importantes do processo de adaptação da sua escola frente ao Novo Ensino Médio (isso é fundamental para que os pais sintam mais confiança na sua instituição e em sua proposta de ensino).

Mas por que é importante que os pais estejam por dentro de tudo isso?

É importante porque isso reforça a relação entre os pais dos seus alunos e sua instituição, além de deixá-los mais inteirados acerca das novas vivências dos seus filhos no âmbito escolar, podendo – através disso – ajudar a motivá-los de forma até mais eficaz.

E, afinal de contas, como isso pode ser feito?

A criatividade se faz uma ferramenta muito importante nesse processo. E essa “facilitação de entendimento” é claro que pode ser feita de várias formas. Mas é impossível que as redes sociais não sejam protagonistas nesse cenário. Posts informativos (norteados por uma linguagem bem acessível e dinâmica), reuniões, palestras, informações divulgadas no site institucional e mais. Alternativas não faltam, né?

E aí, sua escola tem informado adequadamente os pais dos seus alunos a respeito das mudanças que vieram à tona com o Novo Ensino Médio?