Escritora da Vortex Editora é destaque no Programa “Bom Dia News”. Confira!

5 de outubro de 2023


No dia 03/10, a escritora da Vortex Editora, Raimunda Alves, concedeu entrevista ao programa “Bom dia News”, do Sistema “O Dia”. Na oportunidade, ela falou um pouco sobre sua história, sobre a importância de inspirar crianças e jovens através da sua arte e, entre outros assuntos importantes, tratou dos seus trabalhos em parceria com nossa instituição.

Origem humilde

A história de Raimunda na educação começou no interior do estado do Piauí. Com simplicidade e muita dedicação, foi assim que ela começou a fazer total diferença no meio social: “nasci no município de Castelo do Piauí, onde comecei a minha vida como professora, desde os 16 anos de idade. Uma professora de escola do campo, né? Trabalhei um bom tempo em Castelo, primeiro como professora do Ensino Médio e professora da Educação Infantil das escolas públicas municipais.”, relata.

Com o passar do tempo, ela concretizou duas licenciaturas, fez mestrado em educação (finalizando-o em 2014). E, aliás, não parou por aí. “Em 2015 eu fiz o concurso da Universidade Federal do Piauí. Em 2018, concluí o doutorado, sempre me dedicando à pesquisa e também um pouco a essa questão da literatura, mas inicialmente sem uma preocupação de sistematizar isso e de publicar.”, diz. 

Grande sucesso  

Seu primeiro trabalho direcionado para o público infantojuvenil foi o projeto “Piauí em Poesia”, desenvolvido em parceria com uma colega de trabalho, a professora doutora Antônia Dalva França Carvalho. Foi publicado no ano passado. E teve um retorno muito positivo. Hoje, essa iniciativa inspiradora tornou-se política pública de leitura de dez municípios no estado do Piauí. “E é um projeto que continua. Porque sempre é muito pertinente oportunizar às crianças e aos adolescentes o acesso aos conhecimentos sobre a história, geografia e cultura do Piauí. E em poesia, com ricas ilustrações.”, pontua Raimunda.  

Produção em alta junto à Vortex Editora

“Amizade de verdade” é uma das obras que foram recentemente lançadas pela Vortex Editora e que tem autoria de Raimunda Alves. Esse é um ótimo exemplo de como a literatura voltada para crianças e jovens tem o poder de gerar importantes diferenciais na formação desses indivíduos.

Segundo a escritora, “Amizade de verdade é muito interessante porque eu acho que também é algo muito presente na cultura do piauiense. É algo que nos marca bastante: o acolhimento. Nós nos preocupamos muito em acolher as pessoas, principalmente as visitas. Mas às vezes tem algumas visitas que não são necessariamente uma amizade de verdade. E aí a coelha Joaquina se preocupa tanto em receber a sua amiga lá da capital (a prima Josefine). Ela se preocupou tanto em dar tanto, em se doar tanto, que ela acabou se esquecendo que a amizade verdadeira dela era a da coelha Marta.”, explica. Raimunda ainda acrescenta: “no final, toda história tem uma lição. Ela começa a perceber quem são realmente as pessoas que merecem realmente os melhores lugares na nossa casa, na nossa vida e nos nossos corações.” 

Além da obra “Amizade de verdade”, foram apresentados também os livros “Macaco Caco & Raposa Rosa” e “Bela Lis e o Peixe Bardaluz”. Com efeito, todos esses trabalhos contam com as maravilhosas ilustrações de Gustavo Mascarenhas, ilustrador da Vortex Editora

E aí, curtiu? Incrível, né? Se você quiser conferir a entrevista na íntegra, é só dar o “play” no vídeo abaixo.

E se você quiser adquirir todas essas obras (e muito mais!) que a Vortex Educação tem para oferecer, é só fazer uma visitinha à nossa loja virtual (https://editora.vortexeducacao.com.br/). Que tal agora?