Sua escola aproxima os estudantes das práticas cidadãs?

24 de novembro de 2022


O desenvolvimento do lado intelectual do aluno é sim muito importante, todos sabemos. Mas a contribuição da escola na formação de crianças e adolescentes precisa ir além disso. E o mergulho nas práticas cidadãs certamente tem tudo para ser um protagonista nesse contexto.

Importância da cidadania

A cidadania é um componente imprescindível quando se visa uma melhor organização social, uma vez que ela se refere ao exercício dos direitos e deveres (previstos na Constituição) por parte do cidadão. Logicamente as famílias dos discentes são donas de um papel igualmente essencial nesse processo, mas vamos por agora focar no que a escola pode fazer para prestar esse “afago precioso na sociedade”, ok?

Tudo bem, mas como essas práticas cidadãs podem ser trabalhadas na escola?

As possibilidades são inúmeras e totalmente adaptáveis a cada faixa etária em questão. Mas, para começar, seria de bom-tom que os alunos fossem envolvidos na criação de regras visando o melhor funcionamento do dia a dia em sala de aula, que tal?

A escola tem todas as ferramentas para ajudar os estudantes a ingressarem com tudo no universo das práticas cidadãs
A escola tem todas as ferramentas para ajudar os estudantes a ingressarem com tudo no universo das práticas cidadãs.

Selecionando os bons exemplos

Sabe aquelas pessoas que nos inspiram por fazerem a diferença no meio social de alguma forma? Pois é. Incentivar os alunos a reconhecerem alguns desses exemplos e conceber alguma atividade que seja norteada por esse tipo de identificação tem tudo para ser algo que vai render bons frutos. 

Discussões saudáveis

Grupos de discussões também constituem ótimas pedidas. Através deles é possível haver trocas de ideias e de pontos de vista que sempre são muito enriquecedoras para todas as pessoas que participam.

Mãos à obra em prol do bem

Incentivar os alunos a participarem de iniciativas solidárias vale muito a pena. A aprendizagem decorrente desses momentos é preciosa e tende a durar por toda vida.

Tudo isso (e muito mais) fará toda diferença na formação cidadã dos alunos e terá tudo para se refletir positivamente inclusive no rendimento escolar deles, uma vez que, diante dessa proposta, parâmetros como motivação e senso de responsabilidade ficarão cada vez mais em alta.

E aí, curtiu? Como sua escola costuma difundir as práticas cidadãs para os estudantes das mais diversas faixas etárias? Qual tem sido o nível de engajamento deles nessas tão importantes atividades? Compartilhe conosco!