16 de dezembro de 2024
A parceria entre família e escola é fundamental para que haja o desenvolvimento integral do aluno. O envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos não apenas melhora o desempenho acadêmico, como também contribui para o aumento da motivação, ajuda no desenvolvimento de habilidades e associa-se ainda a benefícios emocionais e sociais super importantes.
Mediante a formação de um ambiente mais coeso e favorável ao aprendizado, os alunos passam a ser mais participativos, obtêm melhores notas e se engajam em atividades extracurriculares de forma mais proativa e animada.
Como a escola pode favorecer essa aproximação?
São muitas as ações que podem ser consideradas nesse sentido. Para começar, estratégias dinâmicas são bastante úteis: ou seja, o oferecimento de debates, projetos, e soluções criativas, que consigam potencializar essa conexão, são ótimas alternativas.
Através da escola aberta pode-se promover dinâmicas que aproximem os pais da realidade educacional e do cotidiano escolar. Mesas redondas podem inspirar diálogos entre pais, professores e equipe escolar, fomentando a importância desse trabalho em conjunto. E o conselho escolar pode reforçar essas mensagens.
Outras ações básicas referem-se ao acompanhamento constante das notas e do progresso das crianças e jovens; atividades em casa e participação em eventos escolares são tarefas também indispensáveis quando se visa os melhores resultados nesse contexto.
Assim, a parceria entre família e escola se faz um investimento valioso no futuro dos estudantes. Mediante essa soma preciosa de esforços, crianças e jovens têm ainda mais condições de se tornarem cidadãos capazes, confiantes e comprometidos com seus próprios potenciais e, a partir disso, de atuarem como agentes de transformação da sociedade.