Fique por dentro das principais tendências educacionais em 2025 

21 de fevereiro de 2025


Em 2025, o segmento educacional pode apresentar algumas mudanças. E várias dessas possíveis novidades terão tudo para potencializar o ensino oferecido por sua instituição. Então confira nossa matéria na íntegra e comece ainda hoje a otimizar os resultados da sua escola!

Crescente protagonismo da IA

A Inteligência Artificial veio para ficar e, claro, se desenvolver mais a cada dia. E suas utilidades em prol do desenvolvimento da educação estão cada vez mais numerosas. Ela ajuda a personalizar o ensino, auxilia na criação de planos de aulas atrativos e eficientes, pode automatizar avaliações, ajudar na identificação de possíveis déficits de aprendizagem por parte dos alunos e muito mais! 

Bons exemplos de ferramentas de IA que podem ser muito úteis para os professores nesse sentido são: ClickUp; ChatGPT; LessonPlans.ai; Learnt.ai; Teachology.ai; Auto Classmate e Jasper. E, a nível institucional, as escolas podem ficar atentas a cases de sucesso como o da Khan Academy, que desenvolveu o Khanmigo, um tutor de IA baseado em GPT-4 que ajuda alunos com dúvidas em tempo real e auxilia professores na personalização do ensino. Ele fornece sugestões de atividades, explicações passo a passo e feedbacks individualizados.

Outro exemplo muito interessante é o da Century Tech, que combina IA com neurociência para criar trilhas de aprendizagem personalizadas. A ferramenta é usada por escolas para adaptar conteúdos de acordo com o desempenho dos alunos, permitindo intervenções mais eficazes por parte dos professores.

Ensino personalizado

Essa possibilidade também está intimamente relacionada à tecnologia, pois, especialmente através de plataformas digitais, os professores podem oferecer conteúdos específicos para cada aluno, considerando aspectos importantes da individualidade de cada um. Essa inovação pedagógica tem tudo para melhorar o desempenho acadêmico e, claro, auxiliar na construção de um maior comprometimento de crianças e jovens quanto às demandas que lhes são propostas no âmbito escolar. 

Além das plataformas, alguns exemplos de modelos que possibilitam essa personalização na prática são: 

  • rotação por estação: através dessa estrutura, os alunos são divididos em grupos e há um revezamento na execução das tarefas; 
  • sala de aula invertida: esse recurso faz com que o aluno tenha um contato prévio e virtual com o conteúdo que posteriormente será debatido em sala de aula; 
  • laboratório rotacional: esse formato permite que parte da turma acompanhe a aula de forma virtual e a outra parte da turma o faça de forma presencial; 
  • rotação individual: nesse caso, cada estudante segue um roteiro próprio de ensino. 

Aprendizado Baseado em Projetos (ABP)

Metodologias ativas de ensino são grandes aliadas do processo de ensino-aprendizagem, e uma das principais diz respeito ao Aprendizado Baseado em Projetos. Com o auxílio dele, os estudantes são incentivados a buscarem soluções para problemas reais, que, preferencialmente, façam parte das suas respectivas rotinas. Conectar os conteúdos trabalhados à vida real é uma ação que deixa tudo mais interessante e produtivo. 

Alguns exemplos acerca do que pode ser feito tendo por base o ABP: desenvolvimento de um plano de negócios; a criação de uma campanha de arrecadação de fundos com foco num problema que seja do interesse da comunidade; uma atividade que envolva o planejamento de um evento comunitário. 

Educação socioemocional 

Essa não é uma novidade, mas é outra frente que segue com muita força. Afinal, ajudar crianças e jovens a desenvolverem habilidades como empatia, resiliência, autoconhecimento e afins é algo totalmente necessário e que transcende o contexto educacional. Um ótimo exemplo disso é o Projeto Baobá, criado pela Vortex Educação

O Projeto Baobá, que tem como objetivo promover competências e habilidades socioemocionais que ajudarão crianças e jovens a terem interações mais saudáveis, é um convite para que os jovens participem dessa viagem rumo ao universo interior, conquistando conhecimentos que lhes ajudarão muito na lida com esse misto de emoções e possibilidades que o mundo lhes tem apresentado. 

Avaliação Contínua 

Provas tradicionais têm o seu valor, mas há tempos já se sabe que, muito mais eficiente e recomendável, é o acompanhamento do progresso dos alunos no dia a dia, de forma constante. Ou seja, avaliações contínuas deixam os alunos mais tranquilos quanto aos resultados que precisam entregar, possibilitam intervenções mais eficazes por parte dos educadores e possibilitam a criação de atividades ainda mais enriquecedoras, mediante as quais os estudantes podem demonstrar com exatidão seus níveis de entendimento acerca do que vem sendo ministrado na escola.   

Essas avaliações podem ser feitas através, por exemplo: 

  • da aplicação de quizzes em sequência ao término de uma aula;
  • do uso frequente da gamificação, uma das metodologias ativas possíveis; 
  • de autoavaliações; 
  • da promoção de trabalhos em grupo, 
  • da criação de fichas de avaliação individuais 
  • e de avaliações formativas.  

Logo, com a ajuda dessas possibilidades pedagógicas (e de outras), 2025 terá tudo para ser um ano no qual o sistema educacional se tornará mais eficaz, inclusivo e preparado para as principais demandas não apenas do presente, mas também do futuro. 

⁠