Formação Continuada 2024 começará com discussões sobre educação inclusiva

15 de abril de 2024


Educação inclusiva será o primeiro tema discutido no Programa de Formação Continuada da Vortex Educação 2024. As estratégias são direcionadas para escolas parceiras, no intuito de manter os educadores informados e inspirar excelência para suas rotinas. Com o novo calendário de formações pronto, as escolas parceiras podem esperar experiências de impacto na plataforma a partir do dia 26 de abril.

As equipes escolares têm acesso a uma ampla gama de temas nos programas Vortex, desde uma compreensão abrangente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) até tópicos especializados em diversas áreas do conhecimento. A BNCC serve como um guia fundamental para direcionar os alunos rumo a uma educação de qualidade, por esse motivo os professores precisam compreendê-la profundamente e implementá-la de forma eficaz em suas práticas pedagógicas.

Professores preparados para transformar

Levar para o centro das discussões temáticas necessárias para o desenvolvimento social é, também, reconhecer o papel da escola como instrumento de transformação. Exemplo disso é a formação preparada para este mês, que destaca a educação inclusiva como um importante ponto de estudo para as equipes escolares. Afinal, é fundamental construir uma educação que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.

A coordenadora pedagógica da Vortex, Francisca Carvalho, reconhece a importância de trabalhar temas diversos nos ambientes educacionais, voltados para o desenvolvimento socioemocional, preparando os professores em um contexto atual e abrangente. “Ao equipar os professores com conhecimentos nestes domínios, os capacitamos a criar ambientes de aprendizagem acolhedores e inclusivos, onde todos os alunos se sintam valorizados e apoiados em seu desenvolvimento integral”, explica a coordenadora.

Para 2024, a Vortex Educacional anunciou que as escolas parceiras podem esperar novidades relacionadas a temas extremamente relevantes para a compreensão e aprimoramento das práticas. Os novos aprendizados buscam garantir que toda a comunidade escolar sinta-se incluída e desfrute de um ambiente com relações saudáveis. 

Presencial e Online

O Programa de Formação Continuada acontece nas modalidades presencial e online. Presencialmente  na escola, a equipe Vortex mergulha profundamente em temas específicos, atendendo as necessidades e interesses da comunidade educacional local. 

“Essa interação direta facilita a troca de ideias e experiências entre os professores, criando um ambiente enriquecedor de aprendizado colaborativo. O feedback positivo que recebemos e as sugestões de temas para futuras formações refletem o valor que essa abordagem presencial agrega às práticas pedagógicas das escolas”, conta Francisca.

Por outro lado, as formações online oferecem flexibilidade e acessibilidade. Os professores têm a liberdade de revisitar o conteúdo quantas vezes desejarem, permitindo que absorvam o conhecimento de maneira mais aprofundada e adaptada às suas próprias rotinas. Essa disponibilidade contínua de recursos de aprendizagem reflete o compromisso dos educadores com o aprimoramento constante de suas habilidades e conhecimentos.

“Acreditamos firmemente que a jornada educacional é uma busca infinita pelo conhecimento, e é por isso que valorizamos tanto essas oportunidades de aprendizado contínuo, tanto presencialmente quanto online. Estamos comprometidos em apoiar os professores na missão de proporcionar uma educação de qualidade, reconhecendo que eles são verdadeiros aprendizes na nobre arte de educar”, finaliza a coordenadora pedagógica Vortex.