Entenda como o futebol pode ser uma importante ferramenta educacional

21 de novembro de 2022


Quando o assunto é futebol, logo vem à mente componentes como diversão, alegria, saúde, energia, paixão. Mas você sabia que, além de tudo isso, o esporte mais popular do Brasil tem tudo para ser uma importante ferramenta educacional na sua escola? Então vamos pegar carona nesse momento tão especial do futebol (a nível mundial!) e analisarmos como ele pode constituir um importante diferencial na formação de crianças e jovens? É jogo rápido (e não menos importante) – o Blog da Vortex Educação garante.  

As crianças agradecem

Especialmente se colocado em prol dos aprendentes do Ensino Infantil, a prática do futebol ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras (relacionadas à coordenação, equilíbrio, estruturação espacial, lateralidade, agilidade, velocidade e muito mais).

Além disso, diversos aspectos que fazem parte das emoções vivenciadas dentro e fora das quatro linhas (dos campos ou das quadras) podem servir de bases para debates e aulas enriquecedores voltados para as mais diversas disciplinas. Por exemplo: a matemática pode ser trabalhada tendo por base as estatísticas e scouts referentes a determinadas partidas/campeonatos. A física pode ser explorada em torno dos movimentos protagonizados pela bola ou mesmo por dinâmicas vivenciadas pelos atletas. História, sociologia e estudos sociais podem ser bem trabalhados levando-se em conta a origem do esporte, os impactos que o futebol já causou (e causa) na sociedade, formas de combate contra as manifestações racistas/homofóbicas – trazidas à tona por parte de algumas torcidas pelo mundo – e, dentre muitas outras frentes, a visão acerca do futebol que o trata como um importante instrumento de inclusão social.

O futebol tem tudo para servir não apenas como prática esportiva, mas também como ferramenta educacional

E não para por aí

Até mesmo a língua portuguesa e a redação podem ser exploradas levando-se em conta algumas coberturas jornalísticas voltadas para jogos, crônicas esportivas e o trabalho dos narradores. Várias atividades podem ser propostas nesse sentido e fazer com que os alunos aprendam ainda mais com o auxílio desse esporte tão atrativo.      

Você sabia que a Vortex Educação oferta um material didático que aborda todas as diretrizes da Educação Física?

Maravilhoso, né? Nosso livro didático com foco na Educação Física tem tudo para ser um ótimo guia para os educadores e para os estudantes da sua escola. Nosso material fomenta um elo perfeito entre teoria e prática através de uma abordagem de excelência com relação a todas as competências relacionadas a essa área do saber que tem como principal ferramenta de trabalho o corpo e as inúmeras possibilidades da linguagem corporal. Ou seja, fechando uma parceria conosco, sua instituição terá – dentre tantos outros incríveis diferenciais que oferecemos nesse contexto – como otimizar da maneira mais eficiente as aulas de Educação Física. Imperdível!