22 de setembro de 2022
Um ensino que possa ser de fato considerado eficiente, qualificado, vai muito além da oferta adequada de conteúdos curriculares por parte da escola. Num mundo que se mostra cada vez mais exigente sob os mais diversos âmbitos, não cabe colocar todos os esforços apenas no aprimoramento intelectual dos estudantes: o desenvolvimento de habilidades socioemocionais tem se tornado tão importante quanto à busca incessante por boas notas.
São habilidades que possibilitam a quem as possui um controle mais consciente acerca das próprias emoções e sentimentos, sendo as mesmas (no caso dos jovens) protagonistas no processo de formação de cidadãos que, mais tarde, terão totais condições de se tornarem agentes transformadores na sociedade. Esse tipo de conhecimento faz também com que as pessoas lidem de forma mais resolutiva com problemas, incertezas e mudanças bruscas que são típicas do dinamismo frenético do mundo atual.
Vale ressaltar que as chamadas competências socioemocionais são contempladas pela BNCC e, também por isso, precisam ser pilares do modelo de ensino a ser oferecido para os alunos.
Projetos interdisciplinares, trabalhos em equipe, espaços e momentos pensados para troca de experiências e desenvolvimento de relacionamentos interpessoais; atividades que promovam o tema “consciência social” e que propiciem aos estudantes um maior nível de integração com a comunidade e a utilização da aprendizagem maker são algumas das possibilidades que podem ser consideradas nesse contexto.
Tanto a postura dos professores em sala de aula, como as maneiras mediante as quais os conteúdos são apresentados para os estudantes, constituem aspectos fundamentais no intuito de que as habilidades socioemocionais possam ser desenvolvidas com mais facilidade. Contudo, para que isso ocorra devidamente, é também essencial que os educadores desfrutem dessas competências em suas próprias vidas.
Além dos benefícios mais imediatos decorrentes do domínio dessas habilidades por parte dos educadores, vários problemas podem ser observados com grande agilidade e isso, claro, facilita a busca por possíveis soluções. Entre os problemas que podem ser percebidos estão: possíveis conflitos vividos no âmbito familiar por parte de algum aluno; desânimo dos alunos com relação às aulas; alunos que estão tendendo a um isolamento, e, dentre muitos outros, a verificação de indícios de práticas abusivas no contexto escolar (bullying). Tudo isso serve para otimizar o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais nos alunos e consequentemente para que os melhores resultados, nos mais diversos contextos, sejam atingidos.
A Vortex Educação e a Eai Educa firmaram uma importante parceria que renderá ótimos frutos para as nossas escolas parceiras. Crianças e jovens que já aproveitam tudo que nossos materiais didáticos têm a oferecer passaram a ter oportunidade de desenvolverem ainda mais sob a ótica da inteligência emocional, diferencial esse tão importante na formação de qualquer indivíduo.
E aí, curtiu? A Vortex Educação está sempre atenta às melhores possibilidades visando uma otimização constante dos processos de ensino-aprendizagem que são inerentes às nossas escolas parceiras. E é claro que você não vai abrir mão da chance de oferecer à sua instituição benefícios incríveis como esses que vêm da parceria entre a Vortex Educação e a Eai Educa, não é mesmo? Então acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!