Você conhece a importância das atividades complementares?

3 de novembro de 2023


No âmbito do processo de ensino-aprendizagem, algumas ações simples têm o poder de otimizá-lo bastante. E, nesse sentido, uma das principais diz respeito ao uso estratégico das atividades complementares em prol da melhor formação de crianças e jovens.

Para começar: o que são atividades complementares?

Resumidamente: são atividades, presentes no contraturno das aulas, para os estudantes. Ou seja, ações extras (tais como projetos, oficinas, vivências em espaços públicos e afins) que aproximam ainda mais as crianças e os jovens da busca mais dinamizada e eficiente pelo saber.

Quais são os benefícios associados às atividades complementares?

1. Algumas habilidades e conhecimentos destacados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ficam mais fáceis de serem trabalhados tendo por base tais práticas. 2. O senso de disciplina ganha força junto aos alunos. 3. Elas (as atividades complementares) fomentam a parceria entre teoria e prática, algo puramente indispensável quando se visa uma otimização do processo de ensino-aprendizagem como um todo. 4. Além disso, permite que as crianças e os jovens lidem com a aquisição de conhecimentos que nem sempre podem ser aprofundados em razão das limitações da carga-horária que é inerente às aulas tradicionais. 5. Dinamizam a busca pelo saber, e conferem aos estudantes maiores níveis de autonomia e independência. 6. E, entre outros benefícios possíveis, as atividades complementares ajudam na consolidação de uma formação integral.

Como elas podem ser inseridas no dia a dia dos alunos?

As atividades complementares funcionam mediante uma boa periodicidade, ou seja, não devem ser viabilizadas de maneira apenas “pontual”, “uma vez ou outra”. A partir dessa noção, a parceria com um Sistema de Ensino que ofereça um material didático de excelência, que tenha como um dos seus pilares o incentivo à prática dos conteúdos apresentados de forma teórica, é de grande valia. E, nesse contexto, a Vortex Educação tem tudo o que você precisa. Quer uma prova? Visite nosso novo site de vendas e confira nossas soluções educacionais. Com certeza elas irão inspirar seus professores a pensarem em atividades complementares incríveis para seus alunos, além, claro, de tornarem as vivências em sala de aula ainda mais produtivas. Acesse: https://editora.vortexeducacao.com.br/.

Além disso, quanto mais diversas forem essas atividades, melhores elas serão. Partindo dessa premissa, essas propostas podem dizer respeito, por exemplo: ao âmbito tecnológico, ao mundo dos esportes e das artes, e mesmo ao aprendizado de idiomas estrangeiros e de habilidades socioemocionais, que tal? As possibilidades são inúmeras.

E aí, curtiu? Sua escola oferece atividades complementares para os seus alunos? Se “sim”, quais são?