16 de outubro de 2023
As pesquisas de mercado são instrumentos muito conhecidos no mundo dos negócios. Elas aproximam as instituições dos seus públicos-alvo; potencializam os efeitos decorrentes de ações estratégicas; possibilitam a mensuração da satisfação dos clientes; permitem a identificação de oportunidades promissoras; fomentam um entendimento melhor acerca dos concorrentes, e, por tudo isso (e mais!), são decisivas no processo de consolidação das marcas junto ao meio social. Mas o fato é que a utilização dessas ferramentas no âmbito dos empreendimentos educacionais constitui um processo relativamente novo.
Elas permitem que os gestores educacionais entendam melhor os comportamentos dos públicos-alvo quanto ao posicionamento adotado pela instituição. Além disso, possibilitam que seja obtido um timing mais assertivo quanto à concretização de determinadas ações. Assim, a verificação da existência de demandas (ou não) quanto ao lançamento de um novo produto ou serviço a ser prestado pela instituição fica melhor norteada, por exemplo.
Outros pontos importantes: interpretações eficientes acerca dos dados e insights obtidos nesse contexto podem gerar uma vantagem competitiva, otimizar gastos, melhorar processos internos e mais: todas essas informações podem, inclusive, permitir a descoberta de novos públicos para a instituição.
Primeiramente, há de se definir as metas, o que se pretende descobrir com a pesquisa. Na sequência, definir quais são os públicos-alvo. Depois, dimensionar a amostragem (ou seja, quantas pessoas irão respondê-la). O próximo passo consiste na elaboração de um roteiro de perguntas que possa nortear a construção do questionário, em seguida. Por fim, vem a aplicação, a compilação dos resultados, dados e insights, e a tradução de tudo isso em informações que possam servir, de forma estratégica e eficiente, para o processo de desenvolvimento da instituição.
Ah, vale ressaltar que é importante atentar para a quantidade das perguntas (o ideal é que não sejam questionários longos) e também para o tipo de pesquisa de mercado em questão. Sim, existem algumas opções nesse sentido e é necessário saber de maneira prévia qual delas melhor se aplica ao propósito da ação. Mas, calma! Esse é papo para outro post bem legal aqui no Blog da Vortex Educação!
E aí, curtiu? Pesquisas de mercado são aliadas da sua instituição?