Eventos escolares e otimização do ensino? Sim, eles combinam!

6 de fevereiro de 2023


Comemorar é um verbo que geralmente soa agradável a todos os ouvidos. E quando essa ação ainda pode servir como um aliado do processo de ensino-aprendizagem esse nível de agradabilidade fica ainda mais forte, não é mesmo? Sim, hoje o Blog da Vortex Educação irá tratar da importância dos eventos escolares para a formação de crianças e jovens e listar alguns marcos que não devem passar despercebidos por sua instituição ao longo desse ano.

De quais formas os eventos escolares podem contribuir para o desenvolvimento geral do alunado?

Ora, um evento que de fato seja concebido para render bons resultados não tem como ser viabilizado “do dia para a noite”, né? Partindo desse pressuposto, “o antes, o durante e o depois” constituem etapas que podem exercer papeis muito positivos na vida dos estudantes. Ou seja, dependendo da natureza do evento em questão, os alunos tendem a desenvolver aspectos relacionados à socialização, à perda da timidez, à visão de mundo (uma vez que há um reforço evidente na bagagem cultural de cada participante dessas atividades) e muito mais.

Participações especiais

Outro aspecto muito importante de ser ressaltado é: eventos escolares representam ótimas oportunidades para os pais (ou responsáveis) acompanharem de pertinho não apenas o desenvolvimento no âmbito escolar dos seus filhos, mas também verificar até mesmo a existência de possíveis talentos artísticos que eles possam ter (o que, em não raras vezes, garantem momentos de grande emoção, especialmente quando se tratam dos pequenos).

O caráter prático dos eventos pode servir como um importante complemento do ensino.
O caráter prático dos eventos pode servir como um importante complemento do ensino.

Além da teoria

É evidente que não poderíamos deixar de frisar a importância que atividades práticas têm para a formação dos estudantes. O caráter prático dessas comemorações pode servir como complemento do ensino (no que se refere ao trato com determinados assuntos, claro). Quem foi que disse que educação e diversão não podem se aproximar?

Muito por vir

Decerto algumas datas muito importantes já passaram em 2023, tais como o Dia do Leitor (07/01). Mas há ainda muitos marcos pela frente que podem servir de base para a realização de eventos escolares que terão tudo para renderem ótimos frutos. Vamos ficar por dentro de alguns desses?

Dia do Livro Didático (27/02); Dia Internacional da Mulher (08/03); Dia da Escola (15/03); Dia Mundial da Infância (21/03); Dia Internacional do Livro Infantil (02/04); Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas (07/04); Dia Nacional do Sistema Braille (08/04); Dia Mundial da Arte (15/04); Dia do Índio (19/04); Dia de Tiradentes (21/04); Dia Mundial do Livro (23/04); Dia Nacional da Família na Escola (24/04); Dia Mundial da Educação (28/04); Dia do Trabalhador (01/05); Dia Internacional da Língua Portuguesa (05/05); Dia da Matemática (06/05); Dia das Mães (segundo domingo do mês de maio); Dia Internacional da Família (15/05); Dia do Vestibulando (24/05); Festa Junina (durante todo mês de junho); Dia Mundial do Meio Ambiente/ Dia da Ecologia/ Dia Nacional da Reciclagem (05/06); Dia Nacional da Ciência (08/07); Dia do Amigo (30/07); Dia do Estudante (11/08); Dia Nacional das Artes (12/08); Dia do Folclore (22/08); Dia da Independência do Brasil (07/09); Dia Mundial da Alfabetização (08/09); Dia das Crianças (12/10); Dia do Professor (15/10); Halloween (31/10); Dia Nacional da Consciência Negra (20/11); Natal (25/12).

Em suma, há muitos outros marcos que podem ser celebrados em sua instituição e que não foram mencionados no levantamento acima (nada que uma pesquisa rápida não resolva!).

E aí, curtiu? Quais são os eventos escolares que ainda vão rolar na sua instituição em 2023?