Saiba tudo sobre esses profissionais que são fundamentais no âmbito escolar

25 de janeiro de 2023


No post de hoje vamos falar sobre profissionais que fazem parte da gestão escolar e que têm um papel fundamental na formação dos estudantes. Eles ajudam os jovens a lidarem melhor com dificuldades relacionadas às mais diversas disciplinas e são importantes no processo de formação dessa galera enquanto cidadãos críticos e proativos que eles precisam se tornar. Você já sabe de quem estamos falando? Está evidente, né? Sim, os protagonistas de hoje no Blog da Vortex Educação são os orientadores educacionais.

Sabe aquelas “pistas” que os alunos dão quando estão com problemas quanto ao processo de ensino-aprendizagem? Ou mesmo quanto à conduta que deve vir à tona nas dependências escolares? Pois é. Os orientadores educacionais são profissionais que contam com um poder de observação privilegiado com relação a esses parâmetros. E mais: eles podem ajudar os alunos a descobrirem suas reais vocações.  

Os orientadores educacionais fazem parte da gestão escolar e têm papel fundamental na formação dos estudantes.
Os orientadores educacionais fazem parte da gestão escolar e têm papel fundamental na formação dos estudantes.

Não para por aí

Além de tudo isso, orientadores educacionais atuam de forma conciliadora no ambiente escolar. Funcionam, pois, como elos mediadores de questões que são frequentemente debatidas entre professores e alunos; professores e direção; pais (ou responsáveis) e professores; alunos e direção. Ou seja, importância é o que não falta. Mas acredite: em não raras vezes esses profissionais não são reconhecidos como merecem. E o Blog da Vortex Educação, claro, não poderia deixar de destacar o papel fundamental que essas pessoas têm no contexto educacional!

Quem pode ser um orientador educacional?

Logicamente, a lida com tantas funções relevantes demanda uma formação que seja compatível com as muitas atribuições do cargo. Nesse caso, é necessário que esse profissional tenha curso superior de Pedagogia ou uma pós-graduação em Orientação Educacional.

Não deixe passar despercebido

Você sabe em que dia do ano se comemora o dia do orientador educacional? Se “sim”, como se celebra esse dia na sua escola?

Caso não saiba, o dia 4 de dezembro é o dia que traz esses profissionais como protagonistas no calendário escolar e não deve passar despercebido. Afinal de contas, elaborar e concretizar estratégias e intervenções qualificadas junto à instituição de ensino, à família e até mesmo à comunidade são ações que só são plenamente possíveis por parte de profissionais que, além de tudo, busquem a excelência na execução das suas missões diárias.

E aí, curtiu? Os orientadores educacionais têm de fato um papel de destaque na sua escola?