Fique atento (a) aos fatores que podem gerar desmotivação nos estudantes de sua escola

25 de outubro de 2022


Estudantes devidamente motivados e antenados com a proposta pedagógica da escola são fundamentais para que os resultados almejados pela instituição possam ser alcançados ao longo do ano. Nesse sentido, é fundamental que sejam oferecidas todas as condições necessárias no intuito de que essa motivação venha à tona da maneira mais natural possível.  Mas você sabe como fazer isso? A seguir, o Blog da Vortex Educação traz ótimas dicas que poderão fazer toda diferença em meio a esse cenário tão desafiador.

Fatores indesejáveis

Primeiramente é importante que sejam listados os aspectos que tendem a gerar um indesejável desânimo nos alunos com relação à escola. E uma infraestrutura deficitária se mostra um dos aspectos principais nesse contexto. Problemas que podem ir desde à falta de uma limpeza adequada pelos setores da instituição, até equipamentos defasados que não permitem (ou dificultam) que os professores possam elaborar alternativas mais criativas e dinâmicas para compor as aulas representam grandes obstáculos que precisam ser evitados a qualquer custo.

Professores que se mostrem desmotivados em sala de aula tendem também a colocar os alunos “para baixo”.  O ideal é que o nível de satisfação desses profissionais seja sempre “medido” a fim de que eles tenham realmente como ajudar de maneira efetiva os alunos nessa busca constante pela motivação. Além disso, professores desmotivados não costumam ter ideias que visem tornar as aulas mais atrativas e, claro, a monotonia constante em sala de aula é também algo que precisa ser combatido.

São muitos os fatores que podem fazer com que os alunos se sintam desestimulados com relação às vivências no ambiente escolar
São muitos os fatores que podem fazer com que os alunos se sintam desestimulados com relação às vivências no ambiente escolar

Outro fator que não pode passar despercebido diz respeito a possíveis problemas pessoais aos quais os estudantes estão sempre sujeitos. Por isso é muito importante que haja o oferecimento de um qualificado serviço de orientação pedagógica e psicológica por parte da instituição a fim de que os alunos que precisem de ajuda se sintam acolhidos e fiquem diante de uma atmosfera novamente propícia para aprendizagem.

Escolas parceiras da Vortex Educação têm mais facilidade para oferecerem uma educação socioemocional de qualidade para os estudantes

A Vortex Educação e a EAI Educa firmaram uma importante parceria que tem gerado ótimos frutos para as nossas escolas parceiras. Crianças e jovens que já aproveitam tudo que nossos materiais didáticos têm a oferecer passaram a ter oportunidade de desenvolverem ainda mais sob a ótica da inteligência emocional, diferencial esse tão importante na formação de qualquer indivíduo.

Muito bom, né? Então que tal oferecer aos seus alunos benefícios incríveis como esses que vêm da parceria entre a Vortex Educação e a EAI Educa? Para tanto, basta que você acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!

Soluções em vista   

Diante de tudo que foi colocado, algumas ações simples podem ajudar bastante os alunos a estarem sempre motivados. Intervalos culturais, momentos de relaxamento e descontração, palestras motivacionais, a busca por um ambiente sempre mais acolhedor, limpo e organizado, o investimento em equipamentos de qualidade, o reconhecimento dos méritos dos alunos (no que se refere a desempenhos que são de fato merecedores de destaque), um trabalho de motivação constante a ter como foco a equipe docente e demais colaboradores (dentre outras possibilidades) são medidas que certamente farão total diferença com relação à meta em questão.