As mudanças na educação no cenário pós-pandêmico: sua escola já está adaptada?  

19 de setembro de 2022


Como se sabe, no fim de 2019 veio à tona a existência do novo coronavírus na cidade de Wuhan, na China. E em 2020 tudo parou devido à proliferação – em nível mundial – desse agente devastador que, por sua vez, foi o protagonista da pandemia de Covid-19. Todos os pilares da sociedade foram (e alguns ainda são) duramente afetados por esse cenário dramático e, nesse sentido, a educação passou bem longe de ser uma possível exceção.  Muitas mudanças precisaram ser viabilizadas pelas instituições de ensino; algumas em caráter temporário, outras não. E a pergunta que fica é: sua escola já está adaptada às novas realidades que norteiam os processos de ensino-aprendizagem mais eficientes?

A importância de se viabilizar escolas 4.0

Uma educação que anda de “mãos dadas” com as inovações tecnológicas: essa é a chamada educação 4.0. Logo, uma “escola 4.0” pode ser entendida como uma instituição que está sempre modernizando todos os seus processos de gestão escolar e que, além disso, faz valer esse caráter inovador e dinâmico também quanto ao processo de ensino-aprendizagem oferecido aos alunos. Com toda a crise gerada em virtude da pandemia, as escolas previamente atentas para a importância desses conceitos “saíram na frente” no que diz respeito ao controle de danos provocados pelos longos períodos de aulas essencialmente remotas. Já as que tiveram que buscar tais adaptações “às pressas”, certamente tiveram que lidar com obstáculos ainda maiores, uma vez que o binômio educação-tecnologia veio para ficar.

Sua escola já está adaptada às novas realidades que norteiam os processos de ensino-aprendizagem mais eficientes?
Sua escola já está adaptada às novas realidades que norteiam os processos de ensino-aprendizagem mais eficientes?

Nesse sentido, uma plataforma de ensino inovadora – como a Plataforma Sagaz que é oferecida pela Vortex Educação para as suas escolas parceiras – se faz um recurso dos mais interessantes.

Com a Plataforma Sagaz, o estudante e o professor têm acesso a diversos recursos que ajudam bastante na rotina escolar e no processo de ensino-aprendizagem. O estudante conta com trilha de aprendizagem por disciplina; livros digitalizados; quizzes para serem respondidos em casa e também na sala de aula; curadoria de vídeos; monitoria com aquela pegada de fórum e relatórios de rendimento. O professor, por sua vez, também conta com vários recursos incríveis, tais como: aba para formação continuada dos professores; capacitações do projeto de vida e dos itinerários formativos; banco com mais de 80 mil questões; aba para envio de arquivos para as turmas; ambiente de agenda e livro do professor digitalizado.

Mais adaptações permanentes  

Outra característica de uma escola 4.0 é a utilização de metodologias ativas de ensino, ou seja, metodologias que atribuem protagonismo aos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e que fazem com que os professores sejam mediadores da transmissão de conhecimentos dentro e fora das salas de aula. Essa é outra mudança essencial que ficou ainda mais em evidência no pós-pandemia. 

Foco no desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills)

Esse tema – que sempre foi muito importante – com toda certeza ganhou uma relevância ainda maior nos últimos anos. Por isso, o oferecimento de projetos (por parte das instituições de ensino) que visem o desenvolvimento da inteligência socioemocional nos estudantes se faz tão necessário especialmente nos dias de hoje. E, como não poderia deixar de ser, a Vortex Educação também facilita o trabalho das suas escolas parceiras quanto a isso através da parceria com a Eai Educa, instituição de referência do segmento educacional que visa ajudar crianças e jovens através da educação socioemocional.

E aí, ficou curioso para saber mais? Então acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!

⁠