6 de fevereiro de 2025
Escolas de todo o Brasil terão que se adequar às novas regras do Ensino Médio, que passam a vigorar em 2025. As mudanças são principalmente em relação à carga horária e cursos técnicos, com objetivo de flexibilizar o currículo para atender às necessidades dos estudantes e oferecer mais autonomia na escolha de suas áreas de estudo.
O novo modelo fortalece a integração entre o ensino regular e a formação profissional. O Ensino Médio passa a ter 3 mil horas, sendo 2,4 mil direcionadas para disciplinas de formação básica, como português, matemática, artes, entre outras. As demais horas podem ser utilizadas em cursos técnicos ou itinerários de áreas específicas.
A lei também continua priorizando o ensino presencial, permitindo a educação à distância apenas em casos de extrema necessidade. Quanto ao ensino de língua estrangeira, somente a língua inglesa permanece obrigatória. Já os estudantes matriculados em regime de tempo integral, poderão utilizar atividades extraescolares para cumprir a carga horária escolar.
As mudanças exigem capacitação da equipe escolar e investimento em novas formas de aprendizagem. A tendência é tornar as aulas do Ensino Médio mais atrativas e alinhadas com as demandas dos jovens atuais, preparando para o mercado de trabalho, mas mantendo uma base teórica fundamental para o desenvolvimento desses estudantes.
Nesse sentido, Vortex Educação está disponibilizando consultorias com todas as estratégias inovadores baseadas nas transformações exigidas pelo MEC. “Temos soluções pedagógicas completas, sempre focadas em resultados, para dar apoio aos gestores que pensam em elevar o desempenho da sua instituição, especialmente em momentos de mudanças como esse”, destaca a coordenadora pedagógica da Vortex, Francisca Carvalho.