O papel fundamental da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes

21 de maio de 2024


Em um mundo cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas e pela degradação do meio ambiente, a educação ambiental torna-se essencial no processo de formação de cidadãos conscientes e responsáveis. A integração de práticas e conhecimentos ambientais no currículo escolar e em atividades comunitárias amplia a compreensão sobre os desafios ecológicos e até inspira ações concretas para a preservação do planeta.

Escolas ao redor do mundo estão adotando abordagens inovadoras para incorporar a educação ambiental em seus currículos. Desde projetos de reciclagem até hortas escolares, essas iniciativas oferecem aos alunos a oportunidade de aprender através da prática. 

Para além do ambiente escolar, a educação ambiental também desempenha um papel vital na comunidade. Por isso, envolvê-la em atividades como mutirões de limpeza, oficinas de compostagem e campanhas de conscientização ambiental ajudam a envolver alunos, pais e professores na busca por soluções sustentáveis.

A Vortex tem o Selo FSC de Remanejo Florestal

Por falar em soluções sustentáveis, a Vortex Educação mantém estratégias de sustentabilidade no seu processo produtivo, uma vez que entende seu papel de exemplo nesse segmento. As tintas usadas na impressão dos materiais são atóxicas, não prejudiciais às crianças e ao meio ambiente.

Todo o material Vortex é produzido com o selo FSC, que garante a origem responsável das matérias-primas. Essa é uma  importante contribuição para a proteção das florestas e ecossistemas, ajudando a preservar a biodiversidade e o equilíbrio do planeta. Além de educar e informar jovens sobre a importância da preservação ambiental, a contribuição para a qualidade de vida de todos é real.

O que é o Selo FSC?

A certificação Forest Stewardship Council de Manejo Florestal é concedida para empreendimentos ou produtores cujas florestas são manejadas de forma responsável, de acordo com os princípios e critérios do sistema FSC. É uma maneira de assegurar que boas práticas sejam reconhecidas.